Prova da Câmara Municipal de Cuiabá - Técnico Legislativo - SELECON (2021) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Ao discutir a ideia de economia de água introduzindo o conceito de água virtual, o autor busca ampliar o conhecimento do leitor e sua conscientização sobre:

  • A a quantidade de agrotóxicos envolvida na produção agrícola mundial
  • B o desperdício de embalagens de papelão na venda de legumes e grãos
  • C a fabricação de computadores e a necessidade de reciclagem das peças
  • D o consumo de água embutido nos produtos até a sua comercialização

O segundo parágrafo se desenvolve a partir de:

  • A confirmação de todo o enunciado no primeiro parágrafo
  • B introdução à ideia de economia descrita no terceiro parágrafo
  • C explicação de uma expressão apresentada no primeiro parágrafo
  • D apresentação de dados quantitativos discutidos no terceiro parágrafo

“Existe mais água embutida na fabricação de produtos usados cotidianamente do que a maior parte das pessoas imagina. Uma simples camiseta de algodão consome 200 litros e um copo de cerveja, 75.” Nesse trecho, a segunda frase, em relação à primeira, adquire o sentido de uma:

  • A exemplificação
  • B generalização
  • C comparação
  • D contradição

Os verbos evitar, fazer e trocar, no último parágrafo, encontram-se no infinitivo:

  • A pessoal, por se dirigirem aos leitores que devem ser convencidos
  • B impessoal, por não se referirem a nenhum sujeito determinado
  • C pessoal, por estarem devidamente flexionados na primeira pessoa
  • D impessoal, por não se apresentarem com pronomes indeterminados

Em “e como eles podem afetar a disponibilidade de recursos hídricos”, o trecho em destaque pode ser reescrito, sem comprometer o sentido, como:

  • A e como eles podem afetar-lhes
  • B e como eles podem afetá-los
  • C e como eles podem afetá-la
  • D e como eles podem os afetar