Prova da Câmara Municipal de Santa Bárbara D'Oeste - Bibliotecário - VUNESP (2023) - Questões Comentadas

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Assinale a alternativa em que a frase está redigida em conformidade com a norma-padrão de concordância.

  • A O pai ouviu as crianças tendo uma conversa inusitada, que as fizeram rir sem parar.
  • B Tudo na nossa tenra idade eram travessuras e brigas pelos motivos mais banais.
  • C Os rumos imprevisíveis que os fluidos podem tomar no corpo gerou uma discussão.
  • D O menino pegou dois canudos qualquer e desatou a falar de seu experimento.
  • E Brincadeiras que ocorreram na infância nos garante uma vida adulta feliz.

. Assinale a alternativa em que o vocábulo destacado tem valor de posse.

  • A Eu disse-lhe a minha dedução para que ela desse a sua opinião.
  • B Nós lhe explicamos tudo o que poderia ter acontecido no processo.
  • C A maneira como você fala pode reforçar-lhe a força do argumento.
  • D Você quer que eu lhe participe minha teoria, um pouco repulsiva?
  • E Se não lhe provoca asco o que faz, deixe-me fora disso!

De acordo com informações presentes no texto, é correto afirmar que

  • A uma comparação didática é feita para validar a visão do autor de que pesquisas feitas com rigor científico são irretocáveis.
  • B a falta de respostas para algumas questões favorece a visão de que a ciência está fadada a desaparecer das práticas humanas.
  • C o autor, apesar de não refutar a importância de certas pesquisas, acredita que é necessário analisar com afinco as falhas acadêmicas.
  • D a estranheza que a analogia causa ao autor se deve à sua natureza complexa, que não ajuda a popularizar a função da ciência.
  • E descer da metafórica torre de marfim é algo que o autor não está disposto a fazer, ainda que reconheça ser necessário falar com as massas.

Os exemplos apresentados no campo da nutrição, da neurobiologia e das pesquisas sobre o Alzheimer (3o parágrafo) servem no texto para

  • A corroborar o que se afirmou no parágrafo anterior.
  • B reforçar o argumento de que a analogia se sustenta.
  • C enfatizar a fragilidade do que se considera inabalável
  • D eximir a ciência de falhas e atrasos em seus resultados.
  • E criar a ilusão de que a ciência cumpriu o seu papel.

No trecho “A metáfora costuma ser a deixa para defender que ele tem o dever de descer da torre…” (1o parágrafo), o vocábulo deixa pertence à mesma classe de palavras, no contexto em que se encontra, que o vocábulo destacado em:

  • A … retratar a pesquisa acadêmica com uma torre de marfim: uma estrutura sólida, robusta e imaculada. (1o parágrafo)
  • B É óbvio que cientistas sabem algumas coisas com um grau muito alto de certeza. (2o parágrafo)
  • C … pesquisa básica sobre Alzheimer que se converteram em praticamente nada de útil… (3o parágrafo)
  • D … o fracasso desses campos não se traduz necessariamente em uma mácula… (4o parágrafo)
  • E … essas décadas de investimento em pesquisa comecem a trazer seu retorno para a sociedade. (4o parágrafo)