Prova da Câmara dos Deputados - Consultor Legislativo - Área I - Manhã - FGV (2023) - Questões Comentadas

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Leia o fragmento a seguir.


      “No dia seguinte fui à casa vizinha, logo que pude. Capitu despedia-se de duas amigas que tinham ido visitá-la, Paula e Sancha, companheiras de colégio, aquela de quinze, esta de dezessete anos, a primeira filha de um médico, a segunda de um comerciante de objetos americanos. Estava abatida, trazia um lenço atado na cabeça; a mãe contou-me que fora excesso de leitura na véspera, antes e depois do chá, na sala e na cama, até muito depois da meia-noite, e com lamparina... — Se eu acendesse vela, mamãe zangava-se. Já estou boa. E como desatasse o lenço, a mãe disse-lhe timidamente que era melhor atá-lo, mas Capitu respondeu que não era preciso, estava boa.



      Ficamos sós na sala; Capitu confirmou a narração da mãe, acrescentando que passara mal por causa do que ouvira em minha casa. Também eu lhe contei o que se dera comigo, a entrevista com minha mãe, as minhas súplicas, as lágrimas dela, e por fim as últimas respostas decisivas; dentro de dois ou três meses iria para o seminário.”


ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. Livraria Garnier. Rio de Janeiro. 1ª ed. 1899.



Acerca do fragmento acima, assinale a afirmativa correta.

  • A A passagem mostra uma sequência ininterrupta de fatos, como é marca dos textos narrativos.
  • B O texto é interrompido tanto por um fragmento descritivo como por um flash-back.
  • C O narrador do texto é do tipo onisciente, já que informa ao leitor sobre aspectos interiores e exteriores dos personagens, além da motivação de suas ações.
  • D Os fatos e acontecimentos presentes na narrativa são frutos da perspectiva de personagens variados.
  • E Algumas observações do narrador têm por objeto a própria composição do texto, de cunho metalinguístico.

Os fatos narrativos mostram diferentes marcas de interesse para os leitores segundo o tipo de texto narrativo.

Assim, nas opções a seguir, foram indicados vários tipos de romances com o foco de interesse correspondente a cada um deles.

Assinale a opção em que essa correspondência está inadequada.

  • A Romance histórico: fatos que são envolvidos num determinado momento histórico, com finalidades didáticas.
  • B Romance policial: fato criminoso que é preciso ser solucionado por algum tipo de investigação.
  • C Romance de aventuras: fatos de grande movimentação, cheios de peripécias, geralmente centralizados em um personagem.
  • D Romance de ficção científica: fatos futuros com envolvimento tecnológico vistos como passados.
  • E Romance psicológico: fatos que envolvem análises de temperamentos ou comportamentos de interesse.

Leia o seguinte fragmento.

“Na terça-feira, por volta das 14:30h, um aluno de minha turma levantou a mão e perguntou:

— Como se faz para contar uma história? O professor Leonardo não esperava por isso.

— Que história? Disse ele.

— Não sei: uma história qualquer...

— Bom, justamente, é preciso saber, porque não contamos todas as histórias do mesmo modo. Para começar, veja só: a primeira ideia que surge na cabeça pode referir-se a uma situação ou a um personagem. A história se desenvolverá diferentemente segundo o caso. De fato, na maioria das vezes, encontramos os dois ao mesmo tempo, porque é raro que um vá sem o outro. Em seguida, é preciso dar um nome aos personagens.

[....] O professor Leonardo continuou algum tempo no mesmo tom, esquivando-se de várias respostas, que ele não conhecia.”

Sobre a estruturação e a composição desse pequeno fragmento narrativo, assinale a afirmativa correta.

  • A Os diálogos representam uma interrupção da evolução cronológica da narrativa.
  • B A pergunta do professor – Que história? – mostra o não entendimento da pergunta do aluno.
  • C No segmento “De fato, na maioria das vezes, encontramos os dois ao mesmo tempo, porque é raro que um vá sem o outro.” há uma redundância que mostra a estratégia de ganhar tempo.
  • D A afirmação do professor de que “não contamos todas as histórias do mesmo modo” confirma a afirmação final do texto, que fala do desconhecimento do professor.
  • E Os colchetes com pontos em seu interior indicam ao leitor as vacilações do professor nas respostas dadas ao aluno.

Leia o segmento de texto narrativo a seguir.

      “O homem voltava para casa pela rua estreita e mal pavimentada, à beira de um regato poluído. A noite estava silenciosa, mas ouviu um pequeno ruído de algo que se mexia na calçada, em meio a alguns papéis. Aproximou-se devagar e viu uma cadelinha com cara de ter sido abandonada, pois aparentava não saber o que fazer. Decidiu ajudá-la e, como estava muito próximo de sua casa, apanhou um pouco da ração dos gatos e ofereceu de bom grado ao animalzinho. Foi o começo de uma vida longa, que só terminou no último mês, quando a enterrou com pompas, no quintal de sua casa, em funeral acompanhado de choro e saudades.”

Sobre os componentes textuais desse segmento narrativo, assinale a afirmativa correta.

  • A O início do texto introduz diretamente o leitor na narrativa.
  • B O fato que dá início ao texto narrativo é a volta do homem para casa.
  • C O fato de fechamento da narrativa é o de oferecimento e aceitação do alimento por parte da cadelinha.
  • D A expressão “Foi o começo de uma vida longa” sintetiza um grande número de fatos narrativos.
  • E A expressão “no último mês” data de forma precisa a ocorrência do fato narrado.

Leia o texto a seguir.

      “O deputado acordou cedo, pois aquele era um dia importante para ele, visto ser o autor do projeto que ia ser apreciado por uma comissão. Ao chegar à Câmara dirigiu-se imediatamente a seu gabinete e, com a ajuda de auxiliares, passou a comunicar-se com alguns membros da comissão a fim de alertá-los para a importância do projeto. Chegada a hora, dirigiu-se ao local onde ocorreria a discussão e ficou satisfeito ao ver que estavam presentes muitos deputados aliados.”

Sobre a estruturação narrativa desse pequeno texto, assinale a afirmativa correta.

  • A O texto é introduzido por um segmento de tipo argumentativo, que leva às ações seguintes.
  • B As ações são narradas com lentidão a fim de criar-se certo suspense e atrair a atenção do leitor.
  • C Os fatos narrativos são interrompidos duas vezes por segmentos descritivos.
  • D A ligação temporal entre os períodos é realizada prioritariamente por conectores temporais.
  • E O fato principal da narrativa não chega a uma conclusão, ainda que haja prenúncios positivos.