Prova da Câmara Legislativa do Distrito Federal - Inspetor de Polícia - FCC (2018) - Questões Comentadas

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Considere as afirmativas abaixo. 


I. Segundo o autor, uma obra de arte genial é aquela que possui a capacidade de sobreviver à passagem do tempo e continuar relevante para as gerações futuras.


II. Depreende-se do texto que, ao transgredir e ultrapassar a tradição de sua época, tal qual Haydn, Mozart atingiu o ápice da qualidade de uma obra musical.


III. O autor evoca o argumento de Marx, segundo o qual "a tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos" (8° parágrafo), para embasar a ideia de que, diante do peso da tradição, Beethoven optou pela ruptura romântica.


Está correto o que se afirma APENAS em 

  • A III.
  • B I.
  • C II.
  • D I e III.
  • E II e III.
"Ante os portais da excelência, os altos deuses puseram o suor". (10° parágrafo)
A afirmação acima corrobora a ideia do autor de que
  • A apenas aqueles cujo talento foi determinado geneticamente conseguem atingir o patamar de artistas como Mozart ou Beethoven.
  • B o sucesso de Mozart é antes um dote divino do que um fenômeno explicável.
  • C o esplendor da música de Mozart refuta as bases teóricas do Iluminismo, movimento filosófico caracterizado pela crença no poder da razão.
  • D a genialidade de Mozart define-se pela combinação entre esforço e talento.
  • E a obra de Beethoven deve ser considerada superior à de Mozart devido a sua liberdade criativa.

Está correta a pontuação da frase adaptada do texto que se encontra em:

  • A Alguns artistas não se contentam em fazer escolhas dentro dos marcos definidos pelos adeptos de uma tradição estética (colegas, críticos e o público), mas almejam ir além.
  • B As grandes obras, da ciência (como os tratados hipocráticos), foram criações que, marcaram época.
  • C Essa conjunção, também torna a criança bem-dotada: propensa a tirar proveito da oportunidade certa, na hora certa.
  • D Pode-se especular que, o peso esmagador do seu gênio tenha contribuído para impelir Beethoven a uma aventura radical.
  • E Na obra de Mozart, sentimos pulsar, a crença na possibilidade de existência de uma ordem cósmica.

A imagem da criança prodígio, que aos oito anos arrebatou ao piano as cortes de Londres e Versailles, pode sugerir pistas enganosas... (9° parágrafo)


Na frase acima, a oração isolada por vírgulas assinala:

  • A conclusão.
  • B causa.
  • C consequência.
  • D finalidade.
  • E explicação.

O verbo em destaque deve sua flexão ao termo sublinhado em:

  • A As grandes obras da ciência, como os tratados hipocráticos, foram criações que marcaram época, mas que a passagem do tempo reduziu à condição de peça de antiquário.
  • B A obra de arte genial dribla de algum modo o efeito debilitador da passagem do tempo e adquire o poder de dizer coisas novas a sucessivas gerações de apreciadores.
  • C O trabalho do artista inevitavelmente reflete os valores de uma época − ou aquilo que os alemães denominam "zeitgeist", o espírito definidor de um período histórico particular.
  • D Em sua formação musical Mozart assimilou desde cedo, sob a rigorosa tutela do pai, a tradição clássica austríaca que tinha em Joseph Haydn a sua mais consumada expressão.
  • E Sua morte, em 1791, praticamente coincide com o desfecho dramático do século das luzes que foi a Revolução Francesa.