Prova da Câmara Municipal de Araraquara - SP - Assessoria Legislativa - IBFC (2017) - Questões Comentadas

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Esta questão foi anulada pela banca organizadora.
A partir de uma leitura atenta do texto, pode-se concluir que:
  • A O poema apresenta referências espaciais que indicam mais do que lugares físicos, indicam “lugares sociais”.
  • B O texto é composto por uma estrutura circular, remetendo a um processo que não tem fim uma vez que se repete no tempo.
  • C O eu lírico denuncia um problema do qual ele não faz parte uma vez que está completamente distante de qualquer etapa do processo.
  • D A crítica proposta pelo texto, em sentido mais amplo, deve ser entendida como uma reflexão sobre as relações de trabalho.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.
Na produção de sentido do poema, o “açúcar” assume importante papel coesivo sendo um vocábulo retomado várias vezes. Desse modo, assinale a opção em que se indica, CORRETAMENTE, o mecanismo de coesão empregado em cada trecho abaixo.
  • A “nem surgiu dentro do açucareiro por milagre” (v.4) - substituição.
  • B “Vejo-o puro/ e afável ao paladar” (v.5-6) - pronominalização.
  • C “que se dissolve na boca. Mas este açúcar” (v.9) – substantivação.
  • D “Este açúcar veio” (v.11) – referenciação espacial.
Caso a primeira estrofe do texto fosse estruturada em prosa e organizada em um parágrafo, a redação que apresentaria correção em relação à organização sintática e à pontuação seria:
  • A O branco açúcar que adoçará meu café, nesta manhã de Ipanema, não foi produzido por mim, nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.
  • B O branco açúcar nesta manhã de Ipanema, que adoçará meu café, não foi produzido, por mim, nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.
  • C O branco açúcar, que adoçará meu café, nesta manhã, de Ipanema, não foi produzido por mim, nem surgiu dentro do açucareiro, por milagre.
  • D Nesta manhã de Ipanema, o branco açúcar que adoçará meu café, não foi produzido por mim, nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.
As referências à vida do eu lírico, à do Oliveira e à do dono da Usina podem ser entendidas como a etapas distintas do “ciclo do açúcar”. São elas, respectivamente:
  • A produção, consumo e comercialização.
  • B consumo, comercialização e produção.
  • C consumo, consumo e produção.
  • D comercialização, produção e consumo.
Na última estrofe do poema, estabelece-se uma relação antitética que está explicitada, expressivamente, através da seguinte classe gramatical:
  • A adjetivo.
  • B substantivo.
  • C verbo.
  • D pronomes.