Prova da Câmara Municipal de Bertolínia - PI - Técnico Legislativo - Planejar (2016) - Questões Comentadas

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De acordo com as ideias defendidas no texto, as palavras “milagre” e “de rapadura”, no título do texto:

  • A Mantém uma relação de complementação sintática, pois “de rapadura” completa indiretamente o sentido de milagre.
  • B Mantêm uma relação semântica indireta, pois “de rapadura” remete, justamente, ao milagre que o vendedor faz para pagar a faculdade dos filhos, devido ao baixo valor que ela tem e o alto custo de uma faculdade.
  • C Mantêm uma relação semântica direta, pois especifica a palavra milagre determinando a atitude do vendedor e a dificuldade que ele enfrentou para pagar os estudos dos filhos.
  • D Mantêm uma relação morfossintática, uma vez que pertencem a uma mesma classe gramatical e exercem, sintaticamente, a mesma função e especificam a ação do personagem.
  • E Mantêm uma relação sintática, pois o termo “milagre” é especificado e caracterizado por “de rapadura”, de modo que essas expressões qualificam o vendedor.

Releia, atentamente, o primeiro parágrafo para responder à questão.

“A vida é dura como um pé de moleque, mas no fundo é doce.”

Relacionando o trecho acima com os fatos apresentados ao longo do texto, pode-se afirmar que as palavras “dura” e “doce”:

  • A São, certamente, as características do produto vendido pelo personagem.
  • B São as características do personagem e do produto vendido por ele.
  • C São palavras ambíguas e fazem uma analogia entre a vida do personagem e o produto vendido por ele.
  • D São polissêmicas e remetem tanto às características do produto quanto às características do personagem e de sua vida.
  • E São inseridas para fazer uma contradição de ideias e assim caracterizar o personagem e sua vida.

Releia, atentamente, o primeiro parágrafo para responder à questão.

“A vida é dura como um pé de moleque, mas no fundo é doce.”

O primeiro parágrafo do texto remete a um ditado popular. Assinale a alternativa que apresenta o ditado que serviu de base a ideia apresentada no texto de Carpinejar.
  • A Não há moço doente nem velho são.
  • B Para a missa e para o moinho não espere pelo vizinho
  • C Para ódio e amor que dó, amanhã não é consolo.
  • D Onde há desejo não vale a razão
  • E Rapadura é doce, mas não é mole não.

No trecho acima, o operador “mas” exerce a função textual de:

  • A Explicitar uma relação de contraposição de argumento orientado para conclusão contrária.
  • B Organizar a hierarquia dos elementos numa escala, assinalando o argumento mais forte para uma conclusão.
  • C Introduzir uma conclusão relativa a argumentos apresentados em enunciados anteriores
  • D Introduzir no enunciado conteúdos pressupostos
  • E Somar argumento a favor da mesma tese, equivalendo a um aditivo.

“_ Eu lutei, não trabalhei. Trabalhar é fácil.” A oposição entre os verbos trabalhar e lutar que o personagem apresenta no trecho acima revelam que:

  • A A vida era para ele um cenário de questionamentos e afrontas.
  • B A vida era para ele um cenário de movimento e resistência
  • C A vida era para ele um cenário de batalha e ameaça
  • D A vida era para ele um cenário de adversidade e dedicação
  • E A vida era para ele um cenário de manipulação e esmero