Prova da Câmara Municipal de Dois Córregos - SP - Oficial Administrativo e Operacional - VUNESP (2018) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Leia a tira.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Armandinho atribui ao vocábulo responsável o sentido de
  • A adulto.
  • B aplicado.
  • C culpado.
  • D obediente.
  • E prudente.

Um esclarecimento do que seja a Síndrome da Supermemória está expresso na seguinte passagem:

  • A ... pode ser fácil pensar que a descrição de Sharrock seja um sonho nostálgico em vez de uma memória real. (1o parágrafo)
  • B Essa condição neurológica única significa que Sharrock consegue se lembrar de absolutamente tudo que ela fez em qualquer data. (1o parágrafo)
  • C As pesquisas ainda estão em andamento, já que existem poucos indivíduos com a síndrome no mundo, e a área ainda é relativamente nova. (3o parágrafo)
  • D … ela aprendeu a tentar usar memórias positivas para superar as negativas... (4o parágrafo)
  • E Reviver acontecimentos positivos facilita na hora de lidar com as “memórias invasivas” que a fazem se sentir mal. (4o parágrafo)

O autor defende que

  • A os cientistas devem ser tão humildes quanto Isaac Newton foi em sua vida profissional e particular.
  • B o pesquisador não pode se deixar influenciar pelas ideias de outros cientistas.
  • C o esforço dos pesquisadores deve se restringir a projetos que lhes deem a certeza do sucesso imediato.
  • D o comportamento do cientista pode servir de exemplo a ser adotado em outras esferas da vida.
  • E as pessoas comuns devem se interessar por ciência para que os mistérios do universo sejam desvendados.

De acordo com o terceiro parágrafo, os estudos acerca da supermemória

  • A ainda não avaliaram fisicamente o cérebro de pessoas com HSAM.
  • B confirmam que o crescimento anormal do lobo temporal leva à síndrome.
  • C rejeitam a hipótese de que esteja relacionada ao tamanho do cérebro.
  • D não permitem fazer afirmações conclusivas acerca de suas causas.
  • E não avançaram porque as pessoas com a síndrome são muito reservadas.

Uma palavra do texto cujo sentido se contrapõe ao de ciência é

  • A experimentar (1º parágrafo).
  • B persistir (1º parágrafo).
  • C enfrentar (2º parágrafo).
  • D adivinhar (3º parágrafo).
  • E encontrar (5º parágrafo).