Prova da Câmara Municipal de Taubaté - Consultor Legislativo - Edital nº 02 - FGV (2022) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Observe o seguinte texto:
“Para fazer um bom cozido, eu aconselho, em primeiro lugar, a escolher carnes de excelente qualidade e, como segundo passo, comprar legumes em um pequeno vendedor, já que certamente eles serão mais frescos que os do supermercado. O tempo de cozimento é o pulo do gato: é preciso deixar perto de cinco horas em fogo brando. Os seus convidados irão felicitá-lo”.
Tal estruturação textual faz com que esse texto seja um exemplo clássico do texto

  • A injuntivo, por centralizar sua estruturação em ordens ou conselhos.
  • B descritivo, por mostrar características e qualidades das realidades nomeadas.
  • C narrativo, por indicar as diversas etapas evolutivas na preparação de um prato.
  • D expositivo, por focalizar as preocupações básicas na preparação de um prato, sem interferência do enunciador.
  • E argumentativo, por defender uma tese apoiada em sua própria experiência.

Em todas as opções abaixo, há a passagem de uma frase de discurso direto para o discurso indireto.
Assinale a opção em que essa modificação foi feita de forma adequada.

  • A “Todos os alunos devem trazer amanhã o exercício já respondido”, disse o professor; / o professor disse que todos deviam trazer amanhã o exercício já respondido.
  • B “Ontem não houve aula, por isso a prova será transferida para a próxima terça-feira”, informou o inspetor; / o inspetor informou que, como ontem não houve aula, a prova seria transferida para a próxima terça-feira.
  • C “No final do ano, eu já terei terminado minha tese de mestrado”, disse meu filho; / Meu filho disse que, no final do ano seguinte, ele teria terminado a sua tese de mestrado.
  • D “Teremos muito trabalho hoje” disse o gerente da loja; / O gerente da loja disse que teriam muito trabalho naquele dia.
  • E “Vá direto agora mesmo para a coordenação de disciplina”, ordenou a professora; / A professora ordenou ao aluno que ele fosse rapidamente para a coordenação de disciplina.

Estruturalmente falando, assinale a opção que identifica inadequadamente a finalidade do segmento destacado.

  • A O segmento 1 mostra uma visão de conjunto da cena.
  • B O segmento 2 traz um melhor detalhamento da imagem, graças dos elementos do fundo.
  • C O segmento 3 focaliza os personagens.
  • D O segmento 4 mostra imprecisões decorrentes de ser uma imagem visual, sem movimentos.
  • E O segmento 5 traduz para o leitor a significação da imagem descrita.

O segmento da anterior descrição de uma imagem traz um conjunto de elementos que denunciam ser o objeto descrito uma imagem fixa; assinale o segmento da descrição que não mostra que o objeto descrito é uma imagem fixa.

  • A Um jovem e um cachorro estão representados no campo, não muito longe de uma pequena igreja situada sobre uma colina.
  • B O céu está azul e o campo está verdejante.
  • C O menino, no primeiro plano deve ter seus doze anos; veste uma camiseta de mangas curtas e uma bermuda.
  • D O cachorro, no segundo plano, está com a cabeça entre as patas e parece cochilar.
  • E A posição dos personagens sugere que o menino e o cachorro são amigos.

Para desenvolver uma tese, para refutar uma tese contrária, o argumentador pode recorrer a argumentos de diversos tipos, segundo as circunstâncias da argumentação. Observe o segmento argumentativo a seguir:
“Essas tribos trocam frequentemente de mulheres, o que é um sinal muito claro de selvageria. Eles ignoram completamente a nobreza e o valor do belo sacramento de casamento”.
O tipo de argumento utilizado nesse segmento foi

  • A apelo a um depoimento de autoridade reconhecida no tema abordado.
  • B apresentação de uma comparação que possa valorizar a força da tese defendida.
  • C recurso a valores socialmente estabelecidos, contra os quais ninguém se deve colocar.
  • D citação de argumento intimidatório que anuncia um mal futuro.
  • E indicação de um exemplo que possa auxiliar na defesa da tese.