Prova do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBM-AC) - Soldado Bombeiro Militar - IBFC (2022) - Questões Comentadas

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Leia atentamente o texto “A Lição da Borboleta”. A primeira vista, textos enquadrados no gênero textual crônica são aparentemente simples, mas podem apresentar severas críticas sociais. Nesse caso específico, há a famosa “moral da história”. Assinale dentre as alternativas abaixo a que apresenta a moral da história do texto.
  • A Os homens são providos de gentileza e de vontade de ajudar.
  • B A natureza é sábia, assim sendo, a interferência do homem é desnecessária.
  • C Se vivêssemos sem quaisquer obstáculos, seriamos ainda mais fortes, pois poderiamos desenvolver habilidades que não desenvolvemos até agora.
  • D Não se pode desanimar frente aos obstáculos da vida, muitas vezes, eles são necessários para o seu desenvolvimento.
Sabe-se que as figuras de linguagem afastam-se da linguagem denotativa, geralmente elas estão relacionadas a semântica, ao pensamento, a sintaxe ou ao som. Atente ao trecho (...) “não seriamos tão fortes e nunca poderiamos voar” (...), ao contrário da borboleta, o homem não pode voar. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a figura de linguagem que foi utilizada.
  • A Metonímia.
  • B Eufemismo.
  • C Metáfora.
  • D Prosopopeia.
Segundo as regras de acentuação, todas as palavras proparoxítonas são acentuadas, entretanto, essa regra não se aplica as palavras paroxítonas. Atente ao trecho (...) “uma pequena abertura apareceu num casulo” (...). A palavra casulo é uma paroxítona não acentuada. Assinale, dentre as palavras abaixo, a paroxítona que foi acentuada incorretamente.
  • A amigável.
  • B Assembléia.
  • C repórter.
  • D Abdômen.
Pode-se afirmar que as palavras são categorizadas em classes (classes de palavras ou classes gramaticais). Essa categorização depende da sua natureza e da sua função gramatical. Existem dez classes de palavras em português: substantivos, adjetivos, artigos, numerais, pronomes e etc. Considerando-se o trecho: “ele pegou uma tesoura e cortou o (...) casulo”. Leia atentamente as assercões abaixo e assinale a única aternativa em que todas as classificações estão corretas.  
I. A palavra “ele” é um pronome, mais especificamente, corresponde a terceira pessoa do singular. II. “pegou” é um verbo e está conjugado no pretérito imperfeito. III. Pode-se classificar “uma” como um artigo indefinido. IV. A palavra “tesoura” é um substantivo abstrato. V. Pode-se afirmar que “e” é uma conjunção. VI. “cortou’ também é um verbo e também está conjugado no pretérito imperfeito. VII. Pode-se afirmar que “o” é um artigo definido masculino. VIII. A palavra “casulo” é um advérbio de modo.
  • A As asserções I, III, V e VII apenas.
  • B As asserções II, IV, VI e VIII apenas.
  • C As asserções I, II, III e IV apenas.
  • D As asserções V, VI, VII e VIII apenas.
No que tange a norma culta da língua portuguesa, existem quatro tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê). Analise cuidadosamente o trecho a seguir: (...) “O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem (...)”. Assinale a alternativa que justifica o uso do porquê em destaque.
  • A Ele está exercendo a função de uma conjunção coordenativa.
  • B Ele está desempenhando a função de um pronome relativo.
  • C Justifica-se devido ao fato de preceder um pronome pessoal.
  • D Ele apresenta o valor de um substantivo.