Prova do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espirito Santo (CBM-ES) - Aspirante do Corpo de Bombeiros - Instituto AOCP (2018) - Questões Comentadas

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Considerando a tipologia e o gênero do texto de apoio, é correto afirmar que
  • A trata-se de um artigo de opinião em que Steven Johnson expõe seu ponto de vista sobre a importância da diversão, por meio do relato de experiências divertidas.
  • B trata-se de uma carta do editor trocada entre Pamela Carbonari e Steven Johnson, resultante de várias cartas pessoais anteriores, para, posteriormente, comporem um texto da esfera jornalística.
  • C trata-se de uma resenha do livro O poder inovador da diversão: como o prazer e o entretenimento mudaram o mundo, do autor Steven Johnson, em que é apresentado um resumo crítico dessa obra.
  • D trata-se de uma entrevista realizada por Pamela Carbonari, em que Steven Johnson, além de expor seu ponto de vista sobre o tema, revela argumentos e informações sobre seus livros, que o levaram a defender tal posicionamento.
  • E trata-se de uma campanha publicitária do livro O poder inovador da diversão: como o prazer e o entretenimento mudaram o mundo, do autor Steven Johnson, visto que o objetivo do texto é levar os leitores a conhecerem a obra, para assim despertar-lhes o interesse em comprá-la.
De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
  • A O autor defende que as brincadeiras começam com invenções para agradar às crianças e desenvolvem-se até se tornarem úteis ao restante da sociedade.
  • B O autor acredita que o desenvolvimento tecnológico pode influenciar surpreendentemente as invenções futuras, pois muitos aplicativos lúdicos podem dar origem a ferramentas utilitárias.
  • C Para o autor, aplicativos utilizados, atualmente, com fins profissionais poderão ter fins lúdicos futuramente.
  • D O autor culpa os historiadores de escreverem apenas aquilo que seja vendável, deixando assuntos como diversão, moda e culinária à parte dos relatos históricos.
  • E As invenções criadas a partir de algo divertido são oriundas do ócio.
Os conectivos, além de estabelecerem ligação entre palavras e orações, servem para construir diferentes relações de sentido a depender do contexto em que são utilizados. Observe as diferentes ocorrências do “para” e assinale a alternativa em que esse conectivo esteja sendo utilizado com sentido diferente do que ocorre em “[…] os sistemas culturais se desenvolveram para criar experiências cada vez mais elaboradas”.
  • A “[…] realidade aumentada para resolver “problemas sérios” no trabalho.”
  • B “[...] temos muito mais oportunidades e tecnologias para nos surpreender do que nossos ancestrais.”
  • C "Eu posso imaginar-nos olhando para trás em 2025.”
  • D “Ele mostra a importância da música [...] e de outras formas de diversão para chegarmos onde estamos.”
  • E “Os nossos ancestrais do Paleolítico […] descobriram como posicionar os buracos para produzir os sons mais interessantes.”
“A história da diversão sempre esteve à margem dos registros históricos mais sérios e práticos. Contamos a história da diversão de maneira diferente, por isso sempre está em relatos secundários e limitados.”
Para evitar a repetição de palavras e manter a correção gramatical, o trecho dado pode ser reescrito corretamente, substituindo-se a expressão em destaque por
  • A contamo-la.
  • B contamos-nas.
  • C contamos-na.
  • D contamos-lhe.
  • E contamo-las.
Ter conhecimento das normas ortográficas de separação silábica é fundamental, principalmente ao se redigir um texto manuscrito. Diante dessa afirmativa, assinale a alternativa cujas palavras apresentem separação de acordo com a norma culta.
  • A Fla-u-tas; ta-bu-le-i-ro; te-c-no-lo-gi-as.
  • B O-sso; mú-si-ca; signi-fi-ca-ti-vas.
  • C Com-pu-ta-dor; ex-pec-ta-ti-vas; ta-bu-lei-ro.
  • D Mon-stros; hedo-nis-tas; so-ci-e-da-de.
  • E So-cie-da-de; de-sa-fian-do; ex-pe-ri-ên-cia.