Prova do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Tocantins (CBM-TO) - Oficial do Corpo de Bombeiros Militar - CESPE/CEBRASPE (2023) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Infere-se das ideias do texto 1A1-I que uma diferença entre conhecimento pseudocientífico e conhecimento científico reside no fato de este último se

  • A contrário ao ceticismo.
  • B incontestável.
  • C estruturado metodologicamente.
  • D respaldado por evidências.

Julgue os itens a seguir, acerca dos sentidos veiculados no texto 1A1-I.
I  O autor defende que as pessoas leigas tenham acesso à metodologia de produção do conhecimento científico em vez de apenas memorizarem seus conteúdos. II  Depreende-se do texto que o conhecimento científico proporciona benefícios para a humanidade porque, entre outras razões, fornece verdades absolutas sobre o universo. III  Infere-se do texto que admirar a ciência relaciona-se à compreensão dos princípios do conhecimento científico.
Assinale a opção correta.

  • A Apenas os itens I e II estão certos.
  • B Apenas os itens I e III estão certos.
  • C Apenas os itens II e III estão certos.
  • D Todos os itens estão certos.

Com base nas relações de coesão estabelecidas no primeiro parágrafo do texto 1A1-I, é correto afirmar que a forma pronominal

  • A “ela” (segundo período) retoma “uma coleção de argumentos” (segundo período).
  • B “isso” (último período) retoma “aplicação do método” (penúltimo período).
  • C “eles” (terceiro período) retoma “defensores” (terceiro período).
  • D “la”, em “criticá-la” (terceiro período), retoma “a matéria” (terceiro período).

Entende-se do texto 1A1-I que o autor duvida que

  • A as crianças e os adolescentes admirem a ciência.
  • B as predições astrológicas sejam válidas para explicar a realidade.
  • C a população em geral possa compreender os princípios do funcionamento da ciência.
  • D as pessoas tenham a capacidade de julgar com maior relatividade as próprias crenças.

Cada uma das opções a seguir apresenta um trecho do texto 1A1-I seguido de uma proposta de reescrita. No que diz respeito à colocação dos pronomes átonos, assinale a opção em que a proposta de reescrita preserva a correção gramatical do texto.

  • A “o torna científico” (primeiro período do primeiro parágrafo): torná-lo científico
  • B “Associo-me a Sagan” (penúltimo período do segundo parágrafo): Me associo a Sagan
  • C “criticá-la” (terceiro período do primeiro parágrafo): a criticar
  • D “nos dar ferramentas” (terceiro período do segundo parágrafo): dar-nos ferramentas