Prova do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ) - Assistente Administrativo - CEPERJ (2013) - Questões Comentadas

Limpar Busca

O título dado ao texto termina em reticência. A finalidade da presença desse sinal gráfico é a de:

  • A lançar um tom irônico sobre o texto futuro
  • B mostrar que algumas palavras foram eliminadas
  • C causar um prolongamento da reflexão
  • D demonstrar que se trata de uma informação imprecisa
  • E indicar que o texto segue diretamente o título

“A quase totalidade dos discursos de políticos é irrelevante. São logo esquecidos”. A relação lógica entre os dois períodos desse segmento do texto é:

  • A causa / consequência
  • B afirmação / explicação
  • C consequência / causa
  • D opinião / justificativa
  • E explicação / afirmação

O discurso de Martin Luther King é evocado pelo autor do texto porque:

  • A lembra o preconceito racial que ainda existe nos Estados Unidos e no Brasil
  • B fala de sonhos utópicos, cuja ideia básica é encampada pelo autor do texto
  • C aborda o problema básico da educação, tema preferido pelo autor do texto
  • D mostra a falta de preconceito nos EUA, já que seu autor é um negro
  • E toca no tema da exploração do homem pelo homem, aproximando-se da situação brasileira

“Meio século depois, nós também temos sonhos”. Nessa frase, o autor do texto emprega o pronome “nós”, o que se justifica porque:

  • A como senador que é, o autor do texto fala em nome de todos os políticos
  • B já que pertence a um partido, fala em nome de seus colegas
  • C apesar de ser um indivíduo, fala em nome de todos os brasileiros
  • D embora seja uma só pessoa, fala em nome dele e do leitor
  • E pela modéstia, evita empregar a primeira pessoa do singular

Segundo o terceiro parágrafo do texto, a educação é causa de uma série de outras condições; a relação entre o segmento do texto e a condição apontada não é adequada em:

  • A “entender a lógica do mundo” / compreender Matemática
  • B “deslumbrar-se com suas belezas” / desenvolver sensibilidade
  • C “indignar-se com suas injustiças” / adquirir consciência social
  • D “falar e escrever seus idiomas” / comunicar-se perfeitamente
  • E “ter uma profissão” / ter direito ao emprego e segurança financeira