Prova do - CECIERJ (2021) - Questões Comentadas

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O texto I estabelece uma relação entre ciência e religião. De acordo com o autor, é possível afirmar que tanto a ciência quanto a religião são

  • A visões numéricas, logo precisam ser respeitadas.
  • B pontos de vista equivalentes, portanto, indiscutíveis.
  • C olhares distintos, porém sem o aspecto belicoso.
  • D noções inviáveis como teorias universais, mas importantes.

Eliane Brum, jornalista e escritora, fez uma série de crônicas-reportagens sobre personagens das ruas de Porto Alegre. Mais tarde, os textos foram publicados em livro que recebeu o prêmio Jabuti de 2007: A vida que ninguém vê.

O texto 1 é fragmento de uma dessas crônicas-reportagens e pode ser considerado literário porque

  • A está escrito em prosa: “O mundo é salvo todos os dias por pequenos gestos. Diminutos, invisíveis.” (linhas 1-2)
  • B apresenta recursos poéticos, como metáforas inovadoras: “...uns olhos de vira-lata pidão...” (linhas 28-29) e “um escombro”. (linha 37)
  • C revela-se totalmente ficcional: “Esta é a história do olhar de uma professora chamada Eliane Vanti e de um andarilho chamado Israel Pires.” (linhas 11-13)
  • D predomina nele a função conativa da linguagem: “Eliane viu Israel. E Israel se viu refletido no olhar de Eliane.” (linhas 31-32)
“A criança aprende numa aula que houve toda uma evolução da vida, os fósseis etc., 3,5 bilhões de anos de evolução da vida aqui na Terra enquanto, na outra aula, o professor diz que não.”
O fragmento em destaque sinaliza uma estratégia argumentativa com base em
  • A adição
  • B exemplo
  • C estatística
  • D autoridade

A partir de “Aconteceu neste inverno. Eliane, a professora, descobriu Israel” (linhas 24-25) até o final do texto, apresentam-se sequências predominantemente

  • A descritivas.
  • B argumentativas.
  • C injuntivas.
  • D narrativas.
“Você sabe que tem três milhões de anos, com grande precisão.”
No fragmento em destaque, assim como em outras passagens do texto I, percebe-se o uso do “você”.
O objetivo do uso desse pronome de tratamento é
  • A estabelecer uma aproximação maior com o leitor, de modo a fazer com que haja uma sensação de interação no texto.
  • B definir uma participação obrigatória do leitor, a fim de que ele construa uma opinião sobre o fato em discussão e se expresse.
  • C determinar uma relação de lugar de fala ao leitor que, por sua vez, se sente comprometido com o debate em foco.
  • D eleger o leitor como referência entre o enunciador e a mensagem pretendida, para que ele possa mediar o debate e opinar.