Prova do - Não Definida (2021) - Questões Comentadas

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O texto I estabelece uma relação entre ciência e religião. De acordo com o autor, é possível afirmar que tanto a ciência quanto a religião são

  • A visões numéricas, logo precisam ser respeitadas.
  • B pontos de vista equivalentes, portanto, indiscutíveis.
  • C olhares distintos, porém sem o aspecto belicoso.
  • D noções inviáveis como teorias universais, mas importantes.
“A criança aprende numa aula que houve toda uma evolução da vida, os fósseis etc., 3,5 bilhões de anos de evolução da vida aqui na Terra enquanto, na outra aula, o professor diz que não.”
O fragmento em destaque sinaliza uma estratégia argumentativa com base em
  • A adição
  • B exemplo
  • C estatística
  • D autoridade
“Você sabe que tem três milhões de anos, com grande precisão.”
No fragmento em destaque, assim como em outras passagens do texto I, percebe-se o uso do “você”.
O objetivo do uso desse pronome de tratamento é
  • A estabelecer uma aproximação maior com o leitor, de modo a fazer com que haja uma sensação de interação no texto.
  • B definir uma participação obrigatória do leitor, a fim de que ele construa uma opinião sobre o fato em discussão e se expresse.
  • C determinar uma relação de lugar de fala ao leitor que, por sua vez, se sente comprometido com o debate em foco.
  • D eleger o leitor como referência entre o enunciador e a mensagem pretendida, para que ele possa mediar o debate e opinar.

O texto I é um artigo de opinião de natureza jornalística. Dessa forma, é possível afirmar que a função da linguagem predominante no texto é a

  • A emotiva.
  • B referencial.
  • C metalinguística.
  • D fática.
“Ano passado eu morri Mas esse ano eu não morro.”
A relação entre os versos destacados do texto II, com base na presença da conjunção “mas”, define um valor semântico de
  • A oposição.
  • B adição.
  • C consequência.
  • D tempo.