Prova do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) - Arquiteto - CEFET-MG (2021) - Questões Comentadas

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A respeito do fragmento acima, analise as afirmativas: I. O emprego das aspas tem a função de ressaltar as ideias centrais do texto. II. O uso dos parênteses demarca a incorporação de uma visão crítica do autor. III. A estratégia de conceituação confere ao texto um caráter didático. IV. O terceiro período do texto apresenta um contra-argumento à ideia defendida anteriormente. Estão corretas apenas as afirmativas

  • A I, II.
  • B I, III.
  • C I, IV.
  • D II, III.
  • E III, IV.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Para uma educação antirracista: dicas da EMEI Jardim Ideal. São Paulo, 2020.

Esse texto, extraído de um manual produzido por professores de uma escola municipal de educação infantil de São Paulo, destina-se a

  • A familiares, orientando-os a reportarem à escola quaisquer episódios de racismo.
  • B crianças negras, estimulando-as a identificar atitudes racistas no ambiente escolar.
  • C estudantes, apresentando informações para a abordagem da questão racial na escola.
  • D adultos, destacando a importância do diálogo constante com crianças sobre o racismo.
  • E profissionais de educação, fornecendo exemplos práticos para a compreensão do racismo na sociedade.

Nesse fragmento, a alusão à data 13 de maio reforça a(o)

  • A adequação ao gênero diário.
  • B percepção crítica da história.
  • C registro do processo de escrita.
  • D contexto de publicação da obra.
  • E descrença diante das mazelas sociais.

A citação de um trecho da redação escolar de uma aluna objetiva

  • A refutar as opiniões aludidas no 3º parágrafo.
  • B confirmar os projetos defendidos no 4º parágrafo.
  • C exemplificar as memórias relatadas no 1º parágrafo.
  • D justificar os argumentos apresentados no 3º parágrafo.
  • E apresentar uma contraposição às intenções anunciadas no 4º parágrafo.

Lidos comparativamente, os textos de Carolina Maria de Jesus e de Luana Tolentino partilham um tom

  • A pedagógico, pela referência ao processo de formação dos moradores de favelas.
  • B confessional, pelo uso da narrativa íntima na abordagem de problemas sociais.
  • C persuasivo, pelo objetivo de convencimento do leitor da perspectiva apresentada.
  • D melancólico, pela constatação da permanência da desigualdade na realidade brasileira.
  • E irônico, pela referência à história nacional em comparação ao discurso de sujeitos marginalizados.