Prova do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET-RJ) - Relações Públicas - CESGRANRIO (2014) - Questões Comentadas

Limpar Busca

A maior preocupação das empresas, ao longo de sua existência, é se manterem coerentes e relevantes para seu público. Durante uma vida mercadológica, que atravessa décadas, mudanças são constantes e necessárias.
Há, porém, uma parte não mutável no contexto, responsável pela manutenção da identidade da empresa, que é a(o)

  • A comunicação externa
  • B design do logo
  • C corpo funcional
  • D conjunto de consumidores
  • E conjunto de valores institucionais

A construção de uma imagem positiva e de uma identidade corporativa forte passa por uma coerência entre o comportamento institucional e a sua comunicação integrada.

Essa construção ocorre por meio de

  • A ações convergentes da comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa
  • B atitudes mercadológicas compatíveis com a política de patrocínios a eventos públicos
  • C campanhas publicitárias abrangentes e com grande aporte de verba
  • D pesquisas de opinião sobre a satisfação dos funcionários e acionistas
  • E comunicação indireta com parceiros, fornecedores e consumidores

Toda empresa deve definir e redefinir seu negócio constantemente, com o objetivo de ter uma visão clara das oportunidades e ameaças que podem interferir no desenvolvimento da organização.
Nesse cenário, a área de Relações Públicas deve elaborar um plano estratégico de comunicação que

  • A ajude a supervisionar a criação das campanhas publicitárias e faça o follow up com os veículos de comunicação impressa.
  • B crie um canal de comunicação com os parceiros e ajude a organização no relacionamento com os veículos de comunicação em momentos de crise.
  • C ajude a área comercial a descobrir novos públicos e a pensar em atividades que agreguem valor econômico às suas práticas institucionais.
  • D possa vir a desenvolver novos produtos com a área de criação e a implantar as ações de comunicação junto aos veículos.
  • E leve em consideração as opiniões de todos os setores da empresa e implemente políticas de marketing direto.

Uma das formas de assegurar que todos os empregados alinhem seus esforços e ações com atenção ao planejamento estratégico é a empresa perceber como de grande relevância o papel da(o)

  • A comunicação interna
  • B pesquisa de mercado
  • C benchmarking
  • D outsourcing
  • E marketing direto

Na área de Relações Públicas, existe a consciência da necessidade da disciplina. Essa consciência é, também, expressa pela atividade de planejamento de Relações Públicas, que segue três etapas predefinidas: referencial, de consolidação e de consentimento, que se sucedem de maneira lógica.

Em relação a essas etapas, considere as afirmativas abaixo.

I – Na etapa referencial, esquematiza-se o tempo das atividades.

II – Na etapa de consolidação, determina-se o público.

III – Na etapa de consentimento, mentaliza-se a ação.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas
  • B III, apenas
  • C I e II, apenas
  • D II e III, apenas
  • E I, II e III