Prova do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ) - Vestibular - CECIERJ (2019) - Questões Comentadas

Limpar Busca

O título “Podcasts: quem são, onde vivem, o que comem”, atribuído ao texto por Cora Rónai, cria a expectativa de que os podcasts sejam seres vivos com a intenção de

  • A usar uma metáfora criativa, divertindo os leitores desde o início do editorial.
  • B confundir os leitores, apresentando um significado equivocado para a palavra “podcasts”.
  • C captar o leitor, simulando o desconhecimento de muitas pessoas em relação aos podcasts.
  • D comparar os podcasts aos gatos de estimação, alertando aos leitores sobre a dependência que causam.

“Sou mais leitora do que ouvinte; de todos os formatos de informação de que dispomos, o texto continua sendo o meu favorito, disparado.” (linhas 1-3)


Os vocábulos sublinhados no fragmento classificam-se, respectivamente, do ponto de vista morfológico, como:

  • A Pronome relativo, conjunção subordinativa, adjetivo
  • B Conjunção subordinativa, pronome relativo, advérbio
  • C Conjunção coordenativa, conjunção subordinativa, substantivo
  • D Partícula de reforço, conjunção coordenativa, adjetivo

Considere os fragmentos I e II.


I “Não só porque os ouço, mas também porque passei a fazer um.” (linhas 6-7)

II Encontrar podcasts para ouvir é tão simples quanto encontrar qualquer outro conteúdo na rede:...” (linhas 22-23)


Em cada um dos fragmentos, as duas expressões sublinhadas veiculam, respectivamente, uma relação de:

  • A Adição; comparação
  • B Adversidade; intensificação
  • C Negação; modo
  • D Inclusão; adição

O texto apresenta, predominantemente, uma estrutura

  • A descritiva.
  • B expositiva.
  • C enumerativa.
  • D argumentativa.

Na oração “Figurinhas viram febre”, a expressão sublinhada é

  • A denotativa.
  • B literal.
  • C eufêmica.
  • D metafórica.