Prova do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) - Primeiro Tenente - Aeronáutica (2016) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Pasmo sempre quando acabo qualquer coisa. Pasmo e desolo-me. O meu instinto de perfeição deveria inibir-me de acabar.”

Como ficariam as palavras destacadas no trecho acima, mantendo a coerência estilística do autor e o mesmo tempo verbal, caso seu sujeito fosse a primeira pessoa do plural?

  • A Pasmamos / acabamos / desolamo-nos / nosso / inibirmo-nos / acabar.
  • B Pasmemos / acabemos / desolemo-nos / nosso / inibamo-nos / acabemos.
  • C Pasmávamos / acabávamos / desolávamo-nos / meu / inibir-nos / acabar.
  • D Pasmaremos / acabaremos / desolar-nos-emos / meu / inibir-nos-emos / acabaremos.

Marque a alternativa que apresenta o mesmo valor semântico do contexto em que foi aplicada a expressão "Com efeito" (6º§).

  • A de fato.
  • B às vezes.
  • C em síntese.
  • D ao contrário.

A razão por que tantas vezes interrompo um pensamento com um trecho de paisagem, que de algum modo se integra no esquema, real ou suposto, das minhas impressões...” (2º§) as vírgulas que separam “real ou suposto” encontram a mesma correspondência de utilização em:

  • A Larissa, me procure, após sua aula.
  • B Cuidado, Matheus, para não se machucar.
  • C Em minha cidade, Florianópolis, o sol brilha.
  • D César, antes de ir à aula, passa na casa da avó.

No artigo de opinião, veiculado em revistas ou jornais, o conteúdo, geralmente, consta de acontecimentos de ordem política, econômica, social, histórica ou cultural, e raramente sobre acontecimentos ou vivências pessoais”.

(KOCH, Ingedore Vilaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006).

Assinale a alternativa que apresenta o trecho contraditório ao exposto no postulado acima.

  • ANão, não é preciso tolerar.”
  • B "É preciso tolerar a diversidade
  • CSempre que me defronto com esse tipo de colocação...”
  • D "Tolerar não deve ser celebrada e buscada nem como ideal político...”

No último parágrafo do texto, o autor afirma que escrever é perder-se e, depois, apresenta uma

  • A comparação entre esse ato e a água, para exemplificar como ele se “perde”.
  • B conclusão de que o “perde-se” é como a água do rio, dela não há regresso.
  • C inferência acerca da relação entre “perde-se” e o lago feito pela maré alta.
  • D hipótese de que a “perda” é como um rio que segue seu curso até a foz.