Prova do (2016) - Questões Comentadas

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O Brasil enfrenta epidemia causada por diferentes arbovírus, transmitidos por artrópodes, cujas doenças provocadas ainda não possuem cura. O vírus Zika, por exemplo, foi identificado pela primeira vez em macacos na Uganda, África, em 1947. Considerando estas informações e analisando a ultraestrutura, ilustrada abaixo, é possível concluir que o vírus Zika:

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  • A espalhou-se no Brasil devido ao grande número de espécies de primatas existentes.
  • B é transmitido por mosquitos machos infectados e causa microcefalia.
  • C liga-se a receptores celulares por meio de proteínas do capsídio viral.
  • D transcreve seu genoma de DNA em RNA no interior do capsídio viral.
  • E obtém seu envelope a partir de estruturas celulares membranosas.

O tema desenvolvido ao longo do Texto tem como foco:

  • A o resultado de pesquisas que avaliaram os efeitos da vida sedentária, estimando a velocidade do fluxo de sangue no cérebro de jovens.
  • B as decorrências neurológicas causadas pelo recurso diagnóstico das imagens de ressonância magnética.
  • C a defesa de uma proporção entre o exercício da atividade física e a produção das potencialidades positivas do cérebro.
  • D a oscilação que ocorre nos níveis do desenvolvimento motor e da concentração em jovens atletas.
  • E o processo neurológico de nascimento de novas células, o que, eventualmente, pode repercutir no desenvolvimento da memória e da aprendizagem.

Os defensores da hipótese autotrófica, utilizada para explicar o surgimento de vida no planeta, argumentam que a carência de moléculas orgânicas inviabilizaria a multiplicação dos primeiros seres vivos na Terra primitiva. Assim, tais organismos possivelmente utilizavam:

  • A água e luz solar como fonte de energia e carbono.
  • B glicose como fonte de carbono e luz solar como fonte de energia.
  • C CO2 como fonte de carbono e luz solar como fonte de energia.
  • D O2 como fonte de energia e compostos inorgânicos como fonte de carbono.
  • E CO2 como fonte de carbono e compostos inorgânicos como fonte de energia.

O êxito na compreensão global do Texto 1 requer que o entendamos como:

  • A uma informação acerca dos direitos humanos fundamentais, direitos que foram, universalmente, reconhecidos, no ano de 1948, por todos os foros e por todas as sociedades mundiais.
  • B a descrição de um dos documentos mais importantes que se produziram, no cenário mundial, sobre a relação entre políticas preventivas de saúde e educação.
  • C uma advertência em relação à necessidade de intensificação de políticas públicas que promovam a oferta de mais hospitais e possam garantir diagnósticos e terapias mais precisos.
  • D a defesa de uma visão mais alargada, mais completa e mais coletiva da saúde, percebida, assim, como confluência das condições sociais e econômicas em vigor em cada comunidade.
  • E um depoimento de pesquisadores e cientistas que admitem a percepção de que a prevenção de problemas específicos de saúde pode favorecer a qualidade de vida de todas as pessoas.

Considerando as hipóteses para origem da vida, o padre italiano Lazzaro Spallanzani (1729-1799) realizou o seguinte experimento: preparou oito frascos com caldo nutritivo, sendo quatro dos mesmos vedados com rolha de cortiça, e os gargalos de vidro dos outros frascos derretidos no fogo para que ficassem hermeticamente fechados. Após alguns dias, Spallanzani observou que somente nos vidros fechados com cortiça havia crescimento microbiano. As conclusões de tal experimento permitem inferir que:

  • A sob o controle de condições experimentais, é possível gerar organismos de forma espontânea.
  • B nutrientes presentes nos alimentos representam a força vital que dá origem a novas formas de vida.
  • C o surgimento de novos vírus causando doenças humanas é prova da teoria da biogênese.
  • D alimentos fervidos e envasados com vedação hermética não deterioram por ação microbiana.
  • E a presença natural de micróbios no intestino dos seres humanos é prova da teoria da abiogênese.