Prova do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (CISCOPAR) - Analista - Terapia Ocupacional - CONSULPAM (2023) - Questões Comentadas

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Assinale a alternativa que apresenta um dos objetivos do enunciador do Texto 1 acima.

  • A Avaliar o desempenho linguístico de indígenas que falam duas ou mais línguas.
  • B Caracterizar a etnia do povo nheengatu.
  • C Tecer comentário críticos acerca da colonização portuguesa.
  • D Apresentar fatos sobre o desenvolvimento da língua nheengatu.

Há aqueles que falam e entendem mais de uma língua ou que entendem muitas línguas, mas só falam uma ou algumas delas.

Considerando o conteúdo do enunciado acima, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Não é possível falar muitas línguas e entender apenas uma delas.
  • B É possível falar muitas línguas e entender apenas uma delas.
  • C É possível falar uma única língua e entender outras línguas.
  • D É possível entender duas línguas e falar somente uma das duas.

O que os especialistas chamam de língua-franca.


Em relação aos aspectos morfossintáticos do período acima, é CORRETO afirmar que:

  • A A expressão “língua-franca” constitui um termo predicativo do objeto.
  • B A expressão “língua-franca” é um termo complemento nominal.
  • C O vocábulo “que” é uma conjunção integrante.
  • D O vocábulo “que” é um pronome demonstrativo.

Aos poucos, o uso dessa língua, chamada de brasílica, intensificou-se e generalizou-se de tal forma que passou a ser falada por quase toda a população que integrava o sistema colonial brasileiro.

O trecho sublinhado no período acima se classifica como:

  • A Aposto.
  • B Vocativo.
  • C Interjeição.
  • D Sujeito.

Além disso, as missões jesuítas incorporaram essa língua como instrumento de catequização indígena.


Considerando a progressão temática do Texto 1, a expressão sublinhada no trecho acima pode ser substituída, sem prejuízo para os sentidos gerais do texto, por: 

  • A O tukano.
  • B O espanhol.
  • C A língua franca.
  • D A língua dos índios tupinambá.