Prova do Colégio Pedro II - Técnico - Contabilidade - Colégio Pedro II (2018) - Questões Comentadas

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Na história de Georgina Martins, tem-se um retrato da infância pobre carioca. O personagem Luciano é um menino morador da Favela da Maré que ilustra a precariedade em que as crianças vivem em algumas regiões da cidade. Um trecho que evidencia inequivocadamente essa condição socioeconômica desfavorecida dele é

  • A “se a mãe trabalha, se o pai trabalha”. (linhas 31-32)
  • B “a família dele não era igual à dos livros”. (linhas 34-35)
  • C “Ele achava muito bonito a família assim reunida”. (linhas 21-22)
  • D “Até que não tinha muita coisa para fazer, a comida era pouca”. (linha 6)

O primeiro parágrafo elucida a rotina de Luciano na comunidade onde mora, explicitando as dificuldades enfrentadas por uma criança pobre para se dedicar aos estudos. As situações vivenciadas pelo menino são compatíveis com um grave problema brasileiro que é o(a)

  • A cárcere
  • B escravidão
  • C trabalho infantil.
  • D abandono materno.

Em alguns momentos, no decorrer da narrativa, o nome de Luciano é substituído por outras palavras, de modo a evitar a repetição, garantindo a coesão textual. São exemplos dessa retomada

  • A “menino” – “todos”.
  • B “ele” – “o menino”.
  • C “ele” – “Luciano”.
  • D “ele” – “vocês”.

Para estabelecer a coerência do texto narrativo, são essenciais marcas de passagem de tempo. No Texto I, exemplificam esse recurso

  • A “Hoje” – “e”.
  • B “Um dia” – “e”.
  • C “Um dia” – “hoje”.
  • D “Hoje” – “outra vez”.

Outra coisa que ele achava bacana era a sobremesa, na casa dele não existia esse costume de sobremesa não.” (linhas 23-24)


Sem prejuízo do sentido, o termo em destaque pode ser substituído por

  • A outra imagem.
  • B outro desenho.
  • C outro alimento.
  • D outra palavra.