Prova do Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (COMLURB) - Técnico - Segurança do Trabalho - IBFC (2016) - Questões Comentadas

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Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Dentre os empregados de uma empresa, somente os que participam da CIPA são os responsáveis pela prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho;

II. Ao pensar em profissionais da Saúde, devemos lembrar-nos do Engenheiro de Segurança do Trabalho, do Médico e Do Engenheiro do trabalho;

III. No Brasil, encontramos exclusivamente decretos, que fazem parte das Leis complementares sobre Segurança do Trabalho.

  • A Somente I está correta
  • B Somente II está correta
  • C Somente III está correta;
  • D I e II estão corretas.

O autor,

  • A no título, aproxima duas histórias para demonstrar que o mundo, tal como ele é dado pela natureza, integra toda obra de pintura, pois é essência dessa arte ser fiel ao universo real.
  • B na primeira frase do texto, introduz, com cautela, um juízo negativo acerca da insatisfação humana, esta que torna permanente a busca da satisfação de novas necessidades.
  • C no primeiro parágrafo, faz um convite ao leitor para que acompanhe a citada História da Pintura, não por ela própria, mas por oferecer a história da humanidade em sua plenitude.
  • D depois de apresentar a obra de Wendy Beckett, perpassa, pelas mãos da religiosa, a história da pintura, mostrando que a evolução dessa forma de expressão evidencia trilhas histórico-culturais da humanidade, como as da imaginação artística.
  • E cita uma autora que considera erudita, motivo pelo qual passa a detalhar o caminho que percorre em História da Pintura, estratégia para demonstrar que a apreciação de uma tela tem como pré-requisito o conhecimento dos principais fatos da história da humanidade.

O autor,

  • A no título, aproxima duas histórias para demonstrar que o mundo, tal como ele é dado pela natureza, integra toda obra de pintura, pois é essência dessa arte ser fiel ao universo real.
  • B na primeira frase do texto, introduz, com cautela, um juízo negativo acerca da insatisfação humana, esta que torna permanente a busca da satisfação de novas necessidades.
  • C no primeiro parágrafo, faz um convite ao leitor para que acompanhe a citada História da Pintura, não por ela própria, mas por oferecer a história da humanidade em sua plenitude.
  • D depois de apresentar a obra de Wendy Beckett, perpassa, pelas mãos da religiosa, a história da pintura, mostrando que a evolução dessa forma de expressão evidencia trilhas histórico-culturais da humanidade, como as da imaginação artística.
  • E cita uma autora que considera erudita, motivo pelo qual passa a detalhar o caminho que percorre em História da Pintura, estratégia para demonstrar que a apreciação de uma tela tem como pré-requisito o conhecimento dos principais fatos da história da humanidade.

Hoje em dia, muito se fala sobre as variantes linguísticas e a valorização de todos os falares, levando em consideração a situação da fala. Com base nesta teoria, assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

O texto acima apresentado foi escrito em uma linguagem___________ , levando ao leitor informações sobre Segurança do trabalho.

  • A Formal
  • B Regional
  • C Científica
  • D Literária
A frase que mantém fidelidade ao que se tem no parágrafo 2 é:
  • A A qualidade das toscas narrativas visuais na Pré- História justifica o salto que Wendy Beckett deu para o antigo Egito, em que os artistas já conheciam a “regra da proporção”.
  • B A tentativa de, na pintura, reproduzirem rigorosamente o mundo real era o pensamento dominante entre os artistas gregos.
  • C A obediência à chamada “regra de proporção” restringiu a representação pictórica às figuras de caçadores de aves e mulheres que tinham a função social de lamentar a morte de um faraó.
  • D Contrariando o que acontecia em outras civilizações, a grega valia-se prioritariamente da pintura em vasos para eternizar, pela narrativa, os mais dramáticos episódios de suas epopeias.
  • E Cenas dramáticas eram, especialmente para os helênicos, uma grande preocupação, pois a representação desse tema era avaliada sobretudo pela fidelidade do artista ao mundo real.