Prova do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais - Advogado - FUNDEP (Gestão de Concursos) (2019) - Questões Comentadas

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Sobre a opinião expressa pelo autor por meio do texto em questão, é correto afirmar:

  • A O autor expressa seu pesar com o incêndio na Catedral de Notre-Dame e procura, ao longo do texto, as possíveis causas para o ocorrido.
  • B O autor foca os itens materiais da Catedral de Notre-Dame que ainda podem ser recuperados após o incêndio, e credita a eles a perpetuação histórica dessa construção.
  • C A vitalidade da Catedral de Notre-Dame, na visão do autor, se dá de forma imaterial, a partir dos sentimentos que essa construção, enquanto arte, desperta nos indivíduos.
  • D O romance de Victor Hugo, que o autor referencia ao longo texto, perde seu significado com o incêndio de Notre-Dame, uma vez que a Catedral é o foco central dessa obra.

Releia o trecho a seguir.


“A Notre-Dame é um patrimônio da Humanidade, uma herança gótica inestimável, cuja carga cultural e moral transcendeu em muito sua história factual. Virou o ícone épico de uma era, nas penas de Victor Hugo, em ‘Notre-Dame de Paris’. É quase uma visão no desenho de Marc Chagal, ‘Notre-Dame en gris’. Vista da calçada por Rafaelli ou estilizada por Utrilo, a catedral inspirou, enlevou, acolheu escritores, pintores, poetas, pessoas. Nenhum deixou jamais de se emocionar.”

A respeito desse trecho e de sua relação com o restante do texto, analise as afirmativas a seguir.


I. O autor utiliza exemplos do impacto da Catedral em obras artísticas para convencer o leitor da importância da Notre-Dame enquanto inspiração para a cultura e as artes.

II. É apresentada uma análise sobre cada uma das obras baseadas na Catedral, objetivando informar o leitor sobre a presença da Notre-Dame nas artes.

III. O autor objetiva convencer o leitor a respeito das proporções do incêndio, apelando para o sentimentalismo ao descrever obras que retratam uma catedral que nunca mais existirá.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I e III, apenas.

A respeito da linguagem predominante no texto em questão, é correto afirmar que se trata de um(a)

  • A registro informal do português, marcado pelas referências à oralidade, que objetivam aproximar o autor dos leitores.
  • B registro formal do português, predominantemente em acordo com a norma-padrão, típico do gênero textual no qual se encaixa o texto.
  • C variante direcionada ao público consumidor de arte, o que justifica a presença de gírias e expressões típicas dessa área do conhecimento.
  • D registro coloquial do português, com intervenções informais em desacordo com a norma-padrão, o que se percebe pelas perguntas ao longo do texto.

Releia o trecho a seguir.


“A vitalidade da Notre-Dame, entretanto, não está na sua arquitetura esplêndida, ou na arte deslumbrante e abundante no seu interior, nos afrescos, nas pinturas, na escultura, nos vitrais. São destrutíveis e restauráveis.”

A conjunção destacada pode ser substituída, corretamente e sem que haja prejuízo de sentido para o trecho, por:

  • A Portanto.
  • B Enquanto.
  • C Todavia
  • D Consequentemente.

Em “Pois não foi para conclamar a nova França a salvar a velha, expressa naquela catedral imorredoura, que Victor Hugo pôs-se a escrever?”, no trecho destacado observa-se a ocorrência da seguinte figura de sintaxe:

  • A Pleonasmo.
  • B Anástrofe.
  • C Sínquise.
  • D Elipse.