Prova do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo - Analista de Comunicação - FCC (2016) - Questões Comentadas

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O título do texto – “Lições erradas” – prende-se ao fato de que, na visão do autor, as experiências históricas

  • A deixam para a posteridade ensinamentos que ajudam a iluminar os fatos contemporâneos.
  • B são frequentemente interpretadas de modo a falsear o sentido que deveria ser reconhecido.
  • C dificilmente são verdadeiramente compreendidas por aqueles que mais sofreram com elas.
  • D por vezes deixam lições que os homens não aproveitam por conta de seu egoísmo.
  • E não costumam ter nenhuma consequência quando os homens não refletem sobre elas.

Atente para as seguintes afirmações:


I. A ironia da frase “Oba, começou a Renascença!” deve-se ao fato de que só uma perspectiva histórica, e apenas ela, seria capaz de fixar a demarcação das eras da civilização.

II. O autor considera que os passos do charleston já prenunciavam a rigidez e a hostilidade que expressavam, nos desfiles militares, os passos de ganso dos soldados nazistas.

III. A expressão leitura convencional (3° parágrafo) traduz, neste contexto, o modo pelo qual todos deveríamos entender o que de fato se passou nos anos 40, com a Segunda Guerra.


Em relação ao texto está correto o que se afirma APENAS em

  • A I.
  • B II.
  • C III.
  • D I e II.
  • E II e III.

Considerando-se o contexto, está plenamente adequada a tradução do sentido de um segmento do texto em:

  • A mesmo que a ordem seja imposta depois dos fatos (1° parágrafo) = ainda quando a sequência seja anterior.
  • B foi também o espírito totalitário (2° paragrafo) = alcançou ainda o mérito de uma totalidade.
  • C fortalecendo um sistema econômico (3° parágrafo) = implementando um modelo mais restritivo.
  • D a comunhão dos jovens pela paz (4° parágrafo) = a consagração dos moços pacificados.
  • E se entrincheirava no poder (4° parágrafo) = protegia-se na posição de força.

O autor se vale da atuação dos Estados Unidos na Segunda Guerra para demonstrar uma “lição errada” específica, qual seja, a de que esse país,

  • A interessado em abreviar o curso dos acontecimentos bélicos, acabou por prolongá-los e tirar proveito disso.
  • B para poupar sua indústria de maiores prejuízos, fortaleceu seu sistema econômico enquanto outros países guerreavam.
  • C tendo uma participação vitoriosa como libertador do mundo, soube fazer disso uma plataforma para o seu poderio
  • D tirando proveito da crise econômica de 1930, alavancou sua indústria para atingir a prosperidade na década seguinte.
  • E atingido pela crise econômica generalizada, conseguiu aliviá-la ao entrar de modo irrefletido na Segunda Guerra.

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

  • A A divisão da história em várias eras ocorrem, em grande parte, considerando-se alguns marcos históricos com que ela se constitue.
  • B Os homens passam a enxergar a história como uma linha de coerências por que esse valor é atribuído a elas apenas postumamente.
  • C O autor nos lembra de que os anos vinte, alegres e dançantes, eram também uma época de cuja participava a ideologia fascista, que era o seu oposto.
  • D É bem possível, à julgar pelos fatos que tem ocorrido, que também os dias que estamos vivendo hoje venham a ser mau interpretados no futuro.
  • E Se nos anos 60, por um lado, os jovens entregavam-se a práticas libertárias e festivas, por outro se impunha a força do conservadorismo político.