Prova do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Goiás - Assistente Administrativo - Quadrix (2018) - Questões Comentadas

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No que se refere à palavra “que” (linha 1), assinale a alternativa correta.

  • A Introduz uma oração adjetiva com função de adjunto adnominal, tanto que, nesse caso, é um pronome relativo.
  • B Introduz uma oração subordinada substantiva completiva nominal (de “crianças”), sendo, portanto, uma conjunção integrante.
  • C Não há função sintática clara para o “que”, pois, como estabelece a gramática normativa, conjunções jamais apresentarão funções sintáticas.
  • D Há um problema de coesão, causado pelo uso de um conector de semântica inespecífica, que torna o texto obscuro.
  • E Aparece em uma construção rara em que atua, morfologicamente, como preposição – prova disso é que não há relações de coordenação ou de subordinação no primeiro parágrafo.

Com relação à forma verbal “temem” (linha 2), assinale a alternativa correta.

  • A Pertence ao modo subjuntivo, o que se pode perceber pela análise semântica do trecho, afinal o temor das mães é apenas hipotético – nada de efetivamente ruim ainda aconteceu às crianças.
  • B Pertence ao modo subjuntivo, o que se pode perceber pela construção morfológica da palavra – a presença do segundo “e” é marca inconteste de presente do subjuntivo.
  • C Corresponde ao modo subjuntivo do verbo “temer” – isso se torna claro pelo fato de que, em verbos de primeira conjugação, o “a” é substituído por “e” na passagem do presente do indicativo para o presente do subjuntivo.
  • D Está flexionada no presente do modo indicativo – não poderia ser uma forma de presente do subjuntivo porque, no caso desse verbo, todas as pessoas apresentariam “a” no subjuntivo presente.
  • E Pertence ao tempo presente do modo indicativo, o que se percebe apenas pela semântica, já que as formas de indicativo e subjuntivo se confundem em sua flexão. O contexto aponta para o fato de que o temor é real e coerente com a situação em que estão as crianças.

Acerca do trecho “Os pais pedem que a área ao lado seja limpa para que os filhos frequentem a escolinha sem problemas.” (linhas de 10 a 12), julgue os itens a seguir.


I Trata‐se de período composto apenas por coordenação, imprescindível para a construção das ideias de adição de informações e de explicação.

II Trata‐se de período misto, composto por três orações (uma principal, uma coordenada sindética explicativa e uma subordinada adverbial reduzida).

III Há três orações, que se conectam por meio de subordinação – a primeira é a principal, a segunda é subordinada substantiva e a terceira, adverbial final.


Assinale a alternativa correta.

  • A Os três itens estão certos, justamente por se tratar de um exemplo de construção de período misto.
  • B Apenas o item III está certo, já que a segunda oração é complemento verbal direto da principal e a terceira atua como adjunto adverbial de finalidade.
  • C Os itens I e II estão certos: isso se deve ao fato de que a terceira oração do período tanto pode ser compreendida como coordenada quanto como subordinada.
  • D Apenas os itens I e II estão certos, afinal orações coordenadas não se ligam a outras, principais.
  • E Apenas os itens II e III estão certos: o problema do item I é que, como é um texto dissertativo, raramente há relação de coordenação.

No período “Antes o prefeito cuidava, mas agora abandonou de vez.” (linhas 17 e 18) , a relação coesiva sequencial que se estabelece introduz uma ideia de adversidade, que poderia, sem alteração drástica de sentido e mantendo a coerência,

  • A ser substituída por outra [ideia] de adição, já que o fato de o prefeito ter cuidado do espaço se soma àquele de que ele agora não se preocupa mais com ele.
  • B ser excluída do texto; a conexão, nesse caso, mais gera obscuridade que auxilia na construção dos sentidos.
  • C ser substituída por concessão em um período introduzido por “embora” – nesse caso, a forma verbal adequada seria “cuidasse”.
  • D ser substituída por outra [ideia] de causa: “Como o prefeito já cuidava, agora abandonou de vez”.
  • E ser substituída por outra [ideia] de consequência: “O prefeito já cuidou tanto, que agora abandonou de vez”.

A palavra “Achei” (linha 23) foi corretamente grafada com “ch”. A escolha de uso entre “x” e “ch” pode gerar dúvidas quanto à grafia correta de palavras em Português. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

  • A Após ditongos e após a sílaba inicial “me‐”, usa‐se “x”, com raras exceções; “Achei” e “lixo” não se enquadram nessas situações.
  • B A palavra “lixo”, que aparece corretamente grafada no texto, ilustra a regra de que haveria mudança de pronúncia caso, entre as vogais, aparecesse “ch”.
  • C A palavra “lixo” ilustra a regra de que, após ditongos, a escolha é sempre pelo uso de “x”.
  • D Tanto a grafia de “Achei” quanto a de “lixo” estão corretas; o uso de “x” ou de “ch” é sempre relacionado à etimologia, à origem da palavra.
  • E A palavra “lixo”, também presente no texto, é uma exceção, já que, em todas as demais palavras da língua, entre duas vogais, deve‐se usar “ch”.