Prova do Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro (CGM - RJ) - Contador - FGV (2023) - Questões Comentadas

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O texto acima, cujo tema central é o plástico, está organizado estruturalmente em três blocos: o primeiro bloco vai do parágrafo 1 ao 4 (e não tem subtítulo próprio); o segundo bloco vai do parágrafo 5 ao 9 (sob o subtítulo A ilha transparente); e o terceiro bloco vai do parágrafo 10 ao 17 (sob o subtítulo A bactéria mutante). A alternativa que melhor captura, respectivamente, o subtema específico de cada bloco é:

  • A impacto do microplástico sobre a gestação / efeitos nocivos do plástico sobre a saúde humana / importância da conscientização do consumidor;
  • B quantidade de microplástico circulante / impacto do plástico sobre o meio ambiente / soluções tecnológicas para combater os problemas causados pelo plástico;
  • C relação entre o capitalismo e o consumo de plástico / legislações e acordos multilaterais de proteção ambiental / importância da conscientização do consumidor;
  • D impacto do microplástico sobre a gestação / impacto do plástico sobre o meio ambiente / descobertas científicas fortuitas;
  • E relação entre ingestão de plástico e saúde / existência de ameaças invisíveis / descobertas científicas fortuitas.

No texto O futuro do plástico, o segundo bloco estrutural (A ilha transparente, parágrafos 5 a 9) pode ser internamente dividido em três partes menores: primeira parte (parágrafo 5); segunda parte (parágrafos 6 a 8); e terceira parte (parágrafo 9). O fator que individualiza cada uma dessas partes é seu modo de organização discursiva predominante. Os modos de organização discursiva predominantes em cada uma dessas três partes são, respectivamente:

  • A narração, narração e descrição;
  • B exposição, narração e injunção;
  • C descrição, narração e argumentação;
  • D narração, descrição e exposição;
  • E descrição, descrição e exposição.

“E a enzima não só decompõe o plástico, ela o refaz: repolimeriza as moléculas do material, montando novamente as cadeias de átomos que formam o PET (e o tornam tão flexível e resistente).” (15º parágrafo) A informação expressa no fragmento acima já havia sido antecipada – com menor grau de detalhamento – em uma passagem anterior do texto. A alternativa que contém essa passagem é:

  • A “Um grupo de pesquisadores estava testando amostras do solo perto de uma usina de reciclagem de garrafas PET na cidade de Sakai, no Japão.” (12º parágrafo);
  • B “O segredo dessa bactéria está numa enzima que ela produz: a PETase, que decompõe esse tipo de plástico.” (13º parágrafo);
  • C “Nos anos seguintes, outras pesquisas descobriram dezenas de PETases, fabricadas por vários microorganismos.” (13º parágrafo);
  • D “Cientistas da Universidade do Texas criaram uma versão alterada da enzima” (14º parágrafo);
  • E “Um a sete dias depois, dependendo da temperatura ambiente, você tem plástico novo.” (14º parágrafo).

Em função do seu potencial didático, a linguagem figurada costuma ser amplamente utilizada em reportagens sobre conteúdos científicos, cuja compreensão nem sempre é trivial para o leitor leigo. Dentre as passagens abaixo, a única em que a palavra sublinhada NÃO apresenta sentido figurado é:

  • A “Eles analisaram as placentas de 17 gestantes.” (1º parágrafo);
  • B “E, ao chegar a este mundo, somos bombardeados por ele.” (2º parágrafo);
  • C “e descobriram que, nelas, ‘chovem’ mais de 1.000 toneladas de microplásticos por ano, o equivalente a 120 milhões de garrafas PET.” (2º parágrafo);
  • D “Ou seja: não estamos apenas sendo soterrados pelo plástico.” (4º parágrafo);
  • E “Eles encontraram uma bactéria capaz de ‘comer’ esse material, transformando-o em energia para sobreviver.” (12º parágrafo).

Todas as alternativas abaixo apresentam passagens retiradas de O futuro do plástico nas quais foi empregado o sinal gráfico das aspas. A alternativa em que a função desse sinal está INCORRETAMENTE identificada é:

  • A “Eles analisaram as placentas de 17 gestantes, e todas continham quantidades ‘muito abundantes’ de microplásticos.” (1º parágrafo) – chamar atenção para um uso redundante;
  • B “e descobriram que, nelas, ‘chovem’ mais de 1.000 toneladas de microplásticos por ano” (2º parágrafo) – sinalizar uso conotativo;
  • C “Eles encontraram uma bactéria capaz de ‘comer’ esse material, transformando-o em energia para sobreviver.” (12º parágrafo) – indicar imprecisão terminológica;
  • D “e você precisa adicionar uma porcentagem cada vez maior de material ‘virgem’, ou seja, novo, para fazer as garrafas”. (16º parágrafo) – sinalizar uso conotativo;
  • E “‘Agora dá para começar a enxergar uma verdadeira economia circular em torno do plástico’, disse o químico Hal Alper” (17º parágrafo) – marcar discurso direto.