Prova do Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro (CGM - RJ) - Técnico - Controle Interno - FGV (2023) - Questões Comentadas

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Do ponto de vista da sua macroestrutura, o texto 1 pode ser dividido em dois grandes blocos: o bloco 1, que vai do primeiro até o quarto parágrafo; e o bloco 2, que vai do sexto até o penúltimo parágrafo. Entre eles, o quinto parágrafo funciona como um parágrafo de transição. A diferença entre os dois blocos, no que diz respeito à contribuição que eles oferecem para a construção da argumentação, é corretamente capturada pela seguinte dicotomia:

  • A percurso histórico (bloco 1) X situação atual (bloco 2);
  • B plausibilidade teórica (bloco 1) X validade empírica (bloco 2);
  • C raciocínio lógico (bloco 1) X forçantes climáticas (bloco 2);
  • D ciências físicas (bloco 1) X cadeias dedutivas (bloco 2);
  • E consenso científico (bloco 1) X ilusão coletiva (bloco 2).

A concessão é uma estratégia argumentativa caracterizada por dois movimentos retóricos: inicialmente (movimento 1), o enunciador parece conceder razão ao seu oponente; em seguida (movimento 2), o enunciador refuta a tese desse mesmo oponente. No que se refere ao texto 1, é correto afirmar que esses dois movimentos estão presentes, nessa ordem, no seguinte par de parágrafos:

  • A 1 e 2;
  • B 4 e 5;
  • C 6 e 7;
  • D 10 e 11;
  • E 14 e 15.

“A primeira coisa a dizer a respeito disso é que a ciência básica por trás do mecanismo do aquecimento global – ou mudança climática, para quem quiser a versão mais sofisticada do problema – é bem simples, direta, nada controversa e está estabelecida há séculos.” (Texto 1, 1º parágrafo) No trecho sublinhado acima, são enumeradas quatro palavras ou expressões que funcionam como sinônimos contextuais: “bem simples”, “direta”, “nada controversa” e “estabelecida há séculos”. No contexto do texto 1, o enfileiramento desses quatro itens produz o efeito de:

  • A preparar o leitor para uma conclusão incômoda;
  • B relativizar uma afirmação polêmica;
  • C explicitar um argumento subentendido;
  • D evidenciar uma falácia argumentativa;
  • E enfatizar a validade de um conjunto de premissas.

Textos argumentativos são tipicamente polifônicos – isto é, eles nos permitem “ouvir a voz” de diferentes atores e grupos sociais, e não apenas a do seu autor. A alternativa em que a posição expressa NÃO pode ser atribuída ao autor do texto 1 é:

  • A “O fato de que a atmosfera terrestre aprisiona energia solar já havia sido deduzido por Joseph Fourier há quase 200 anos.” (2º parágrafo);
  • B “Não existe, aliás, nenhuma controvérsia quanto à capacidade do dióxido de carbono de capturar calor” (3º parágrafo);
  • C “Ou talvez o aumento na evaporação de água produzisse mais nuvens e essas nuvens, sendo brancas, refletissem a luz do Sol de volta ao espaço.” (6º parágrafo);
  • D “As temperaturas globais também têm aumentado, e são as maiores, pelo menos, dos últimos mil anos.” (9º parágrafo);
  • E “Acontece que a atividade solar tem estado em declínio desde os anos 80, e ainda assim as temperaturas seguem subindo.” (11º parágrafo).

“Mas hoje sabemos que essas válvulas de escape e controle, com que imaginávamos poder contar, 40 anos atrás, simplesmente não funcionam.”(Texto 1, 7º parágrafo) A passagem acima (texto 1) faz referência a “válvulas de escape e controle”. A alternativa em que uma dessas “válvulas” está corretamente identificada é:

  • A uso intensivo do petróleo;
  • B verificação de cadeias dedutivas por meio de observações e experimentos;
  • C existência de premissas ocultas deixadas pela natureza;
  • D possibilidade de ocorrência de um Inverno Nuclear;
  • E aumento na evaporação de água.