Prova do CORE-TO - Assistente Administrativo - Instituto Consulplan (2023) - Questões Comentadas

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Podemos afirmar que no fragmento “Apesar dos avanços rumo à inclusão feitos nos últimos anos, o retrato trazido pelo estudo evidencia os muitos desafios que as escolas públicas enfrentam para implementar um currículo alinhado à cultura digital, [...]” (3º§), há uma oração subordinada adverbial
  • A causal.
  • B concessiva.
  • C condicional.
  • D comparativa.
No fragmento “Isso tem um reflexo pequeno, mas importante, [...]” (6º§), a conjunção “mas” é
  • A subordinativa causal: possui uma relação de causa.
  • B coordenativa alternativa: conecta dois termos de sentidos diferentes.
  • C subordinativa proporcional: exprime uma relação de proporcionalidade.
  • D coordenativa adversativa: conecta dois termos, exprimindo uma relação de contraste.
No fragmento “No período da pandemia, vimos que nossos alunos de escolas públicas não têm acesso à conectividade [...]” (4º§), o sujeito da frase é:
  • A Composto: “escolas públicas”.
  • B Inexiste: não há sujeito nesta frase.
  • C Simples: “no período da pandemia”.
  • D Oculto: “nós”, que não é evidenciado na frase.
As locuções adverbiais presentes no primeiro quadrinho são:
  • A Dúvida e lugar.
  • B Tempo e modo.
  • C Modo e afirmação.
  • D Intensidade e modo.
É possível inferir que o sentido de humor expressado na tirinha se dá pelo fato
  • A da abelha assistir televisão, mesmo sendo um bicho.
  • B dos olhos da abelha estarem fechados no primeiro quadrinho.
  • C da presença de ambiguidade na tirinha mostrada através da frase “até meu cérebro fritar”.
  • D de que a abelha irá passar o dia assistindo canais de culinária sem ao menos tentar fazer a receita.