Prova do Conselho Regional de Serviço Social da 6ª Região - Minas Gerais - Assistente Administrativo - IADES (2016) - Questões Comentadas

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Com base na leitura compreensiva do texto, assinale a alternativa correta.
  • A O primeiro parágrafo, além de retomar a mensagem expressa pelo título, acrescenta-lhe uma informação quanto ao conteúdo da carta enviada ao governador de Minas Gerais.
  • B Além de fiscalizar, orientar, disciplinar e defender o exercício do(a) assistente social em Minas Gerais, o Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais tem como missão enviar cartas para as autoridades governamentais do estado.
  • C A Lei Federal n° 12.317 prevê a redução da jornada de trabalho do(a) assistente social para 30 horas semanais, sem que ocorra a redução do salário dessa categoria.
  • D A Lei Estadual n° 16.683, de 10 de janeiro de 2007, prevê a realização de novos concursos públicos para assistentes sociais, que serão incorporados(as) no quadro de servidores da educação estadual para que possam atuar nas escolas estaduais, em todos os níveis e modalidades.
  • E Pode-se concluir que a carta enviada ao governador Fernando Pimentel tem como propósito principal informá-lo a respeito da história de luta dos(as) assistentes sociais do estado.

No que se refere à significação dos vocábulos no contexto, é correto afirmar que

  • A os vocábulos “carta” (linha 5) e “documento” (linha 7) mantêm uma relação de equivalência.
  • B a substituição de “encaminhou” (linha 4) por remeteu alteraria o sentido original.
  • C o significado de “bandeiras” (linha 8) deve ser compreendido literalmente.
  • D a palavra “lutas” (linha 7) refere-se especialmente aos combates corpo a corpo entre os(as) assistentes sociais e o Governo de Minas.
  • E o verbo “atuar” (linha 14) deixa de ser sinônimo de agir e passa a ter o mesmo significado de trabalhar.

A respeito do uso da vírgula no texto, assinale a alternativa correta.

  • A Está indevido em pelo menos uma das suas ocorrências no primeiro parágrafo.
  • B É opcional antes e depois da oração “que tem como missão fiscalizar, orientar, disciplinar e defender o exercício profissional de assistente social no estado de Minas Gerais” (linhas de 2 a 4).
  • C Seria obrigatório entre as orações do trecho “O documento traz um pouco do histórico de lutas da profissão e destaca as principais bandeiras da categoria” (linhas 7 e 8), caso o autor substituísse o vocábulo destacado pela conjunção no entanto.
  • D Poderia ocorrer entre os termos relacionados pela conjunção destacada no trecho “Na carta, o CRESS-MG também solicita ao governo a realização de novos concursos públicos para assistentes sociais e a incorporação de assistentes sociais no quadro de servidores da educação estadual” (linhas de 11 a 14).
  • E Deixaria de ser obrigatório na passagem “em consonância com a Lei Estadual n° 16.683, de 10 de janeiro de 2007.” (linhas de 15 a 17), caso o autor substituísse o termo destacado pela oração que foi promulgada em 10 de janeiro de 2007.
De acordo com as regras de concordância prescritas pela norma-padrão, o trecho “Na carta, o CRESS-MG também solicita ao governo a realização de novos concursos públicos para assistentes sociais” (linhas de 11 a 13) poderia ser substituído pela seguinte oração:
  • A Na carta, o CRESS-MG também solicita ao governo que seja realizado novos concursos públicos para assistentes sociais.
  • B Na carta, o CRESS-MG também solicita ao governo que se realizem novos concursos públicos para assistentes sociais.
  • C Na carta, o CRESS-MG também solicita ao governo que se garantam a realização de novos concursos públicos para assistentes sociais.
  • D Na carta, o CRESS-MG também solicita ao governo que seja feito a realização de novos concursos públicos para assistentes sociais.
  • E Na carta, o CRESS-MG também é solicitado ao governo a realização de novos concursos públicos para assistentes sociais.
Considerando os elementos responsáveis pela coesão e pela coerência do texto, assinale a alternativa correta.
  • A A substituição do pronome destacado na oração “que tem como missão fiscalizar, orientar, disciplinar e defender o exercício profissional de assistente social no estado de Minas Gerais” (linhas de 2 a 4) pela construção a qual preservaria a relação entre as orações que compõem o primeiro período do texto.
  • B O autor não poderia empregar a construção Esse documento no lugar do termo “O documento” (linha 7), pois a relação entre os dois primeiros parágrafos seria comprometida.
  • C Caso o autor substituísse o trecho “O documento traz um pouco do histórico de lutas da profissão e destaca as principais bandeiras da categoria” (linhas 7 e 8) pela redação O documento não só traz um pouco do histórico de lutas da profissão, mas destaca as principais bandeiras da categoria, a relação de sentido entre as orações seria mantida.
  • D Seria possível, desde que não houvesse prejuízo à mensagem original, substituir pela conjunção conforme o vocábulo destacado na oração “como a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, sem redução salarial, prevista pela Lei Federal n° 12.317.” (linhas de 8 a 10).
  • E A coesão e a coerência seriam preservadas, caso o autor optasse por empregar a redação a fim de que possam atuar nas escolas estaduais, em todos os níveis e modalidades, de acordo com a Lei Estadual n° 16.683, de 10 de janeiro de 2007. no lugar da construção “para que possam atuar nas escolas estaduais, em todos os níveis e modalidades, em consonância com a Lei Estadual n° 16.683, de 10 de janeiro de 2007.” (linhas de 14 a 17).