De acordo com Caldwell e Zappaterra (2014), no design editorial, é necessário construir fundações sólidas, desde a escolha do formato, da criação das grades (ou grids) ao uso da hierarquia, por exemplo, pois elas são importantes para garantir o fluxo e o ritmo de uma publicação durante um trabalho que sofre constantes mudanças. Tendo em vista um projeto de design dessa natureza, analise as assertivas a seguir:
I. Os diagramas de uma coluna funcionam bem em documentos simples. Já projetos para publicações com hierarquia complexa ou que integrem textos e imagens, diagramas de múltiplas colunas (quanto mais colunas, mais flexível o diagrama) ou modulares são mais indicados.
II. Em softwares como o InDesign, uma imagem “colada” sobre a página pode ser “embutida” no arquivo para que uma cópia seja armazenada. Assim, a opção recomendada é vinculá-la, para que o arquivo de imagem original permaneça como cópia única e quaisquer mudanças posteriores sejam reproduzidas automaticamente na página.
III. Em projetos para publicações digitais, as larguras de coluna podem ser variáveis, ou seja, o aplicativo de leitura ajusta o texto automaticamente conforme a largura da tela e sua orientação, a partir das definições contidas na linguagem CSS do documento web.
IV. Outra questão editorial importante, tanto em projetos editoriais impressos quanto digitais, é o controle de órfãs e viúvas. Para tanto, alguns ajustes são recomendados, como os de kerning ou tracking, ou quebras de linha, remoção de palavras e hifenização.
V. Entre os fatores de design editorial que constituem a identidade de uma publicação, estão a construção da repetição e do fluxo. Se dão na forma de tons, alinhamentos, estrutura de grade, posicionamento da tipografia, cores e tamanhos, entre outros, que permitem ao designer criar um fluxo consistente, mas com margem para variações e fluidez, pois a repetição em cada página é raramente desejável.
Quais estão corretas?
- A Apenas I e V.
- B Apenas III e IV.
- C Apenas I, II e V.
- D Apenas II, III e IV.
- E I, II, III, IV e V.