Prova da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE-RS) - Defensor Público - FCC (2018) - Questões Comentadas

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De acordo com o texto,

  • A a comicidade dos mitos tende a fazê-los abdicar de seus traços religiosos, ao contrário do que defendia Lévi-Strauss, de modo que as histórias e a cultura indígenas são relegadas a segundo plano.
  • B a hilaridade característica dos mitos indígenas os diferencia dos de nossa cultura, de modo que, ao aplicarmos nosso modo de pensar sobre suas narrativas, atribuímo-lhes equivocadamente uma dimensão de pensamento.
  • C comprova o caráter cômico das narrativas indígenas a pesquisa levada a cabo por Lévi-Strauss, em suas Mitológicas, que analisou a prática de anciãos se tornarem narradores de histórias para divertir a tribo.
  • D a seriedade com que aprendemos a considerar os mitos dos povos indígenas, característica de fato presente em suas narrativas, muitas vezes, no entanto, convive com um aspecto cômico, que costumamos ignorar.
  • E a mitomania é um traço característico das tribos indígenas, razão pela qual se deve desconfiar das pesquisas etnográficas que tomam todas as narrativas como verdade, não atentando para o uso ficcional da mentira.

As frases abaixo dizem respeito à pontuação do texto.


I. No segmento ... não exclusivo de sua gravidade: o seu humor... (2°parágrafo), os dois-pontos podem ser substituídos por travessão, uma vez que se segue um aposto relativo ao termo “traço”, presente na mesma frase.

II. No segmento ... para os que narram (os índios, por exemplo)... (3°parágrafo), os parênteses podem ser suprimidos, mantendo-se a correção, desde que se acrescente uma vírgula imediatamente após “exemplo”.

III. No segmento ... do esforço ou da inquietude; também eles sabem... (4° parágrafo), o ponto e vírgula pode ser substituído por dois-pontos, sem prejuízo da correção, uma vez que a ele se segue uma explicação.


Está correto o que consta APENAS de:

  • A III.
  • B I e III.
  • C I e II.
  • D I.
  • E II e III.

Mantendo-se a correção e, em linhas gerais, o sentido original, os termos sublinhados em Sabendo a partir de agora, graças às Mitológicas... (1° parágrafo) e ... desdramatizando, de certa forma, sua existência... (4° parágrafo) podem ser substituídos por:

  • A Uma vez que se sabe − de modo a desdramatizar
  • B Ainda que se saiba − a fim de desdramatizar
  • C Conquanto se sabe − porque se desdramatize
  • D Uma vez que se saiba − à medida que se desdramatize
  • E Muito embora se sabe − a ponto de desdramatizar-se

deixássemos na sombra seus aspectos mais acentuados (2°parágrafo)

eles desempenham às vezes a função explícita (3° parágrafo)

senso agudo do ridículo os faz várias vezes (4° parágrafo)


Os termos sublinhados acima referem-se respectivamente a:

  • A mitos − os que narram − primitivos
  • B pensamento − mitos − primitivos
  • C mitos − mitos − primitivos
  • D mitos − os que narram − momentos de distenção
  • E pensamento − mitos − momentos de distenção

... não devemos subestimar o alcance real do riso que eles provocam e considerar que um mito pode ao mesmo tempo falar de coisas solenes... (3°parágrafo)


Uma nova redação para a frase acima, em que se mantêm a clareza, o sentido e a correção, está em:

  • A Não devemos subestimar o alcance real do riso que eles provocam e, todavia, considerar que um mito pode ao mesmo tempo falar de coisas solenes...
  • B Não só devemos subestimar o alcance real do riso que eles provocam, mas também considerar que um mito pode ao mesmo tempo falar de coisas solenes...
  • C Não devemos subestimar o alcance real do riso que eles provocam, a fim de considerar que um mito pode ao mesmo tempo falar de coisas solenes...
  • D Não devemos nem subestimar o alcance real do riso que eles provocam, nem considerar que um mito pode ao mesmo tempo falar de coisas solenes...
  • E Não devemos subestimar o alcance real do riso que eles provocam, mas considerar que um mito pode ao mesmo tempo falar de coisas solenes...