Prova da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPE-RJ) - Engenheiro Civil - FGV (2019) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Entre as ideias defendidas no texto 1, a única que NÃO está presente é:

  • A a criatividade deve ser priorizada nos modelos pedagógicos;
  • B as notas dadas às provas não visam aos interesses pessoais;
  • C o ensino teórico é uma decorrência dos exames vestibulares;
  • D os exames vestibulares não avaliam com critérios válidos;
  • E alguns tópicos tradicionais do ensino são inúteis nos exames vestibulares.

“Os modelos pedagógicos de nossas escolas ainda são muito mais direcionados ao ensino teórico para passar no funil do vestibular, obrigando os alunos a decorar fórmulas matemáticas...”; o gerúndio “obrigando” (texto 1) poderia ser adequadamente substituído pela seguinte forma desenvolvida:

  • A e obrigam;
  • B e para obrigar;
  • C mesmo que obriguem;
  • D quando obrigam;
  • E à medida que obrigam.

“Os modelos pedagógicos de nossas escolas ainda são muito mais direcionados ao ensino teórico para passar no funil do vestibular...”; esse segmento (texto 1) mostra uma forma de voz passiva - “são direcionados” - sem que haja menção do agente dessa ação.

O pensamento abaixo em que há uma forma de voz passiva com a indicação do agente é:

  • A “A natureza só é comandada se é obedecida”;
  • B “Dada a causa, a natureza produz o efeito no modo mais breve em que pode ser produzido”;
  • C “O mundo será julgado pelas crianças. O espírito da infância julgará o mundo”;
  • D “Existe alguma religião cujos fiéis possam ser apontados como nitidamente mais amáveis e dignos de confiança do que os de qualquer outra?”;
  • E “A sabedoria não pode ser transmitida. A sabedoria que um sábio tenta transmitir soa mais como loucura”.

“É uma avaliação cruel, que prioriza a inteligência da decoreba ao invés da inteligência criativa”.

Nesse segmento do texto 1, há a correta utilização da expressão “ao invés de”, que é muitas vezes confundida com “em vez de”.

A frase abaixo em que se deveria empregar “em vez de” em lugar de “ao invés de” é:

  • A O pai decidiu matricular o filho numa escola pública ao invés de uma privada;
  • B Não é de hoje que as escolas brasileiras preferem o retrocesso ao invés do progresso;
  • C Muitos professores dão destaque à teoria ao invés de priorizar a prática;
  • D Os livros didáticos utilizam imagens ao invés de textos;
  • E As escolas utilizam processos de avaliação rápidos ao invés de processos mais lentos e mais eficientes.

A finalidade principal do texto 2 é:

  • A indicar a sofisticação dos produtos da loja por meio de uma linguagem formal;
  • B mostrar a preocupação da loja com o que o cliente veste;
  • C demonstrar a informalidade no atendimento;
  • D produzir proximidade social entre loja e cliente;
  • E destacar o fácil acesso do cliente à loja.