Prova da Agência de Desenvolvimento de Roraima (Desenvolve) - Analista de Sistemas - Fundação Ajuri de Apoio ao Desenvolvimento da UFFR (2018) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Um investidor aplicou um capital, a juros compostos à taxa de 11% ao ano durante 2 anos, resultando em um montante de R$3.080,25. Diante das informações pode-se afirmar que o capital aplicado foi de:

  • A R$2.350,00
  • B R$2.500,00
  • C R$2.550,00
  • D R$2.480,00
  • E R$2.580,00

A Engenharia de Software (ES) é uma área da computação voltada à especificação, desenvolvimento, manutenção e criação de software, com a aplicação de tecnologias e práticas de gerência de projetos e outras disciplinas, visando organização, produtividade e qualidade. Atualmente essas tecnologias e práticas englobam linguagens de programação, banco de dados, ferramentas, plataformas, bibliotecas, padrões de projeto de software, processo de software, qualidade de software. Além disso, a ES deve oferecer mecanismos para se planejar e gerenciar o processo de desenvolvimento de um sistema computacional de qualidade e que atenda às necessidades de um requisitante de software. Os principais fundamentos científicos para a ES envolvem o uso de modelos abstratos e precisos que permitem ao engenheiro especificar, além de:

  • A projetar, modelar e codificar programas.
  • B modelar, escrever o código fonte e testar o sistema.
  • C projetar, testar o sistema e cuidar do Banco de Dados.
  • D testar o sistema, garantir funcionalidade e corrigir erro de programação.
  • E projetar, implementar e manter sistemas de software, avaliar e garantir sua qualidade.

A Análise de Pontos de Função (APF) é uma técnica para a medição de projetos de desenvolvimento de software, visando a estabelecer uma medida de tamanho, em Pontos de Função (PF), considerando a funcionalidade implementada, sob o ponto de vista do usuário. A medida é independente da linguagem de programação ou da tecnologia que será usada para implementação. Sob esse contexto, os objetivos da APF são medir a funcionalidade solicitada pelo usuário:

  • A antes do projeto de software, de forma a estimar seu tamanho e seu custo; sem medir projetos de desenvolvimento e manutenção de software, independentemente da tecnologia utilizada na implementação, de forma a acompanhar sua evolução; medir a funcionalidade recebida pelo diretor da instituição, após o projeto de software, de forma a verificar seu tamanho e custo, comparando-os com o que foi originalmente estimado.
  • B depois de definido o projeto de software, de forma a estimar seu tamanho e seu custo; medir projetos de desenvolvimento e manutenção de software, dependendo da tecnologia utilizada na implementação, de forma a acompanhar sua evolução; medir a funcionalidade recebida pelo usuário, após o projeto de software, de forma a verificar seu tamanho e custo, comparando-os com o que foi originalmente estimado.
  • C antes do projeto de software, de forma a estimar seu tamanho, sem se preocupar com o custo; medir projetos de desenvolvimento e manutenção de software, independentemente da tecnologia utilizada na implementação, sem acompanhar sua evolução; medir a funcionalidade recebida pelo usuário, após o projeto de software, de forma a verificar seu tamanho e custo, comparando-os com o que foi originalmente estimado.
  • D antes do projeto de software, de forma a estimar seu tamanho e seu custo; medir projetos de desenvolvimento e manutenção de software, independentemente da tecnologia utilizada na implementação, de forma a acompanhar sua evolução; medir a funcionalidade recebida pelo usuário, após o projeto de software, de forma a verificar seu tamanho e custo, comparando-os com o que foi originalmente estimado.
  • E se o projeto for desenvolvido em JAVA, de forma a estimar seu tamanho e seu custo; medir projetos de desenvolvimento e manutenção de software, independentemente da tecnologia utilizada na implementação, de forma a acompanhar sua evolução; medir a funcionalidade recebida pelo usuário, após o projeto de software, de forma a verificar seu tamanho, independente do custo, comparando-os com o que foi originalmente estimado.

Desenvolvimento ágil de software (em inglês: Agile software development) ou Método ágil é uma expressão que define um conjunto de metodologias utilizadas no desenvolvimento de software. As metodologias que fazem parte do conceito de desenvolvimento ágil, tal como qualquer metodologia de software, providenciam uma estrutura conceitual para reger projetos de engenharia de software. Métodos ágeis enfatizam comunicações em tempo real, preferencialmente cara a cara, a documentos escritos. A maioria dos componentes de um grupo ágil deve estar agrupada em uma sala. Isso inclui todas as pessoas necessárias para terminar o software: no mínimo, os programadores e seus clientes(clientes são as pessoas que definem o produto, eles podem ser os gerentes, analistas de negócio, ou realmente os clientes). Considerando o contexto dos Valores da Metodologia Ágil, é correto afirmar que indivíduos e iterações

  • A mais do que processos e ferramentas; software funcional mais do que documentação abrangente; colaboração do cliente menor do que negociação de contratos; responder a mudanças menor do que seguir um plano.
  • B mais do que processos e ferramentas; software funcional mais do que documentação abrangente; colaboração do cliente mais do que negociação de contratos; responder a mudanças mais do que seguir um plano.
  • C mais do que processos e ferramentas; software funcional menos do que documentação abrangente; colaboração do cliente menor do que negociação de contratos; responder a mudanças na mesma medida que seguir um plano.
  • D mais do que processos e ferramentas; software funcional mais do que documentação abrangente; colaboração do cliente na mesma medida que negociação de contratos; responder a mudanças na mesma medida que seguir um plano.
  • E na mesma medida que processos e ferramentas; software funcional menos do que documentação abrangente; colaboração do cliente menor do que negociação de contratos; responder a mudanças menor do que seguir um plano.

Para que se busque qualidade em um banco de dados, é importante a aplicação de práticas de normalização em sua modelagem. Seguindo conceitos de normalização de um modelo relacional básico, a relação da figura abaixo está na forma normal: Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A 1FN - Primeira Forma Normal.
  • B 2FN - Segunda Forma Normal.
  • C 3FN - Terceira Forma Normal.
  • D 4FN - Quarta Forma Normal.
  • E 5FN - Quinta Forma Normal.