Prova da Defensoria Publica do Estado de Rondônia (DPE-RO) - Administrador de Redes - FGV (2015) - Questões Comentadas

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TEXTO 1 – O mito da maioridade penal

Marcelo Freixo, O Globo, 02/04/2015

“Quando falo sobre redução da maioridade penal, costumo dizer que a sociedade precisa decidir em que banco quer ver a juventude. Se no banco da escola ou no banco dos réus. Anteontem, o Congresso Nacional sinalizou que prefere a segunda opção. A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou a constitucionalidade da PEC que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos".

Segundo o expresso no texto 1, depreende-se que o autor do texto:

  • A apoia a decisão da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara;
  • B critica o sistema educacional, incapaz de manter as crianças na escola;
  • C desaprova a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos;
  • D lamenta afetivamente o encaminhamento de menores para a prisão;
  • E aplaude a aprovação da constitucionalidade da PEC que reduz a maioridade penal.

TEXTO 1 – O mito da maioridade penal

Marcelo Freixo, O Globo, 02/04/2015

“Quando falo sobre redução da maioridade penal, costumo dizer que a sociedade precisa decidir em que banco quer ver a juventude. Se no banco da escola ou no banco dos réus. Anteontem, o Congresso Nacional sinalizou que prefere a segunda opção. A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou a constitucionalidade da PEC que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos".

O autor do texto 1 apela para algumas estratégias argumentativas; a estratégia identificada de forma correta e adequada ao texto é:

  • A a criação de autoridade para os seus argumentos ao citar a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados;
  • B o aumento da força de seus argumentos ao colocar as opiniões em primeira pessoa do singular;
  • C o apelo à intimidação do leitor, antecipando os perigos sociais de uma parte delinquente de nossa juventude;
  • D a utilização de um falso argumento “ou um ou outro", ao dizer “no banco da escola ou no banco dos réus";
  • E o uso de argumento apoiado em pública autoridade ao indicar a preferência do Congresso Nacional pela redução da maioridade penal.

TEXTO 1 – O mito da maioridade penal

Marcelo Freixo, O Globo, 02/04/2015

“Quando falo sobre redução da maioridade penal, costumo dizer que a sociedade precisa decidir em que banco quer ver a juventude. Se no banco da escola ou no banco dos réus. Anteontem, o Congresso Nacional sinalizou que prefere a segunda opção. A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou a constitucionalidade da PEC que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos".

“Se no banco da escola ou no banco dos réus. Anteontem, o Congresso Nacional sinalizou que prefere a segunda opção".

A forma correta dos demonstrativos na substituição do termo sublinhado é:

  • A esse/àquele;
  • B este/àquele;
  • C aquele a esse;
  • D aquele a este;
  • E esse a este

A charge acima, publicada no jornal O Dia (PI) em 1 de abril de 2015, produz humor apoiada numa figura de linguagem expressa graficamente, figura essa denominada:

  • A metáfora;
  • B metonímia;
  • C hipérbole;
  • D pleonasmo;
  • E catacrese
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

A charge acima, do caricaturista Samuca, publicada no Diário de Pernambuco em 1 de abril de 2015, expõe um dos pontos de vista sobre a redução da maioridade penal, que pode ser expresso na seguinte frase:
  • A A infância abandonada pelos pais, que passam todo o dia fora de casa, acaba por cometer delitos que a levam para a cadeia;
  • B O fato de muitas crianças trocarem a sala de aula pelo campo de futebol pode ser o início de uma vida na ilegalidade;
  • C Crianças devem ser tratadas como tais e não serem passíveis de penas que atingem os adultos;
  • D O futebol, como outros esportes, pode servir de caminho para que as crianças não ingressem no mundo do crime;
  • E A redução da maioridade penal não deve atingir as crianças muito pequenas, que devem ocupar seu tempo em estudo e divertimento.