Prova do Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) - Sargento da Aeronáutica - Planejar (2013) - Questões Comentadas

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Quanto ao uso dos homônimos conserto/concerto, assinale a alternativa incorreta.

  • A O rapaz tentou reparar-se por suas palavras. Os sentimentos que elas geraram, no entanto, ficaram sem conserto.
  • B Das Dores era daquelas costureiras mais perfeccionistas que oficiosas. Por mais simples que fosse um concerto seu, a roupa ganhava ares de nova.
  • C Naquele momento histórico, as nações discordavam quanto aos acordos de paz, mas os olhos do mundo pediam um urgente e justo concerto entre elas.
  • D Queria muito desfrutar do concerto magnífico a que assistia, mas a reforma no apartamento vizinho dolorosamente se sobrepunha aos sublimes acordes.

Leia:

I. Um violão chorava suas canções com saudade.

II. Luísa, ó Luísa! Longe dos olhos e perto do coração!

Nas frases acima há, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem: 

  • A eufemismo e antítese.
  • B antítese e eufemismo.
  • C prosopopeia e antítese.
  • D prosopopeia e hipérbole.

Atentando para a acentuação gráfica, assinale a alternativa que completa corretamente os espaços do texto abaixo.

Dias vão, dias ____,
E nada consegue apagar A dor que deles _____.
E vou seguindo meu caminho Buscando em vago _________
Driblar as mágoas que a contêm.

  • A vêm – advém – redemoinho
  • B vem – advém – redemoínho
  • C vem – advêm – redemoínho
  • D vêm – advêm – redemoinho

 Leia:

O alfinete disse à agulha: 

 Faça como eu, que não abro caminho para ninguém.

Passando para o discurso indireto o fragmento acima, de acordo com a norma gramatical, tem-se: 

  • A O alfinete disse à agulha que fizesse como ele, que não abria caminho para ninguém.
  • B O alfinete dissera à agulha que faria como ele, que não abria caminho para ninguém.
  • C O alfinete disse à agulha que fizesse como ele, que não abrirá caminho para ninguém.
  • D O alfinete tinha dito à agulha que faça como ele, que não abre caminho para ninguém.

Leia:

A vida é combate,
Que os fracos abate,
Que os fortes, os bravos,
Só pode exaltar
.” (Gonçalves Dias – I Juca-Pirama)

O mesmo processo de formação da palavra em destaque no texto ocorre em qual palavra também destacada abaixo?

  • A “Oh! Que doce era aquele sonhar!”
  • B “Os bons vi sempre passar/ No mundo graves tormentos.”
  • C “Não sei o que há de vago/ No voo em que divago/ à tua busca, amor!”
  • D “Já é noite em teu bairro/ e as mocinhas de calças compridas desceram para a porta/ após o jantar.”