Prova do Centrais Elétricas Brasileiras S.A (ELETROBRÁS) - Administrador - CESGRANRIO (2010) - Questões Comentadas

Limpar Busca

O acento indicativo da crase só está corretamente empregado em

  • A Só consegui comprar a televisão à prestações.
  • B O comerciante não gosta de vender à prazo.
  • C Andar à pé pela orla é um ótimo exercício.
  • D Entregue o relatório à uma das secretárias.
  • E Chegaremos ao trabalho à uma hora da tarde.

As organizações têm valores, princípios, práticas, métodos e processos próprios que orientam o modo através do qual os seus membros agem. Esses elementos, de alguma forma, compõem a cultura organizacional. Todas as organizações têm cultura. A esse respeito, considere as características da cultura organizacional e seus respectivos conceitos descritos abaixo.

I - Identidade de seus membros - significa o quanto os donos da empresa estabeleceram regras para a integração das áreas operacionais.

II - Foco nas pessoas - grau com que a empresa monitora as mudanças no ambiente externo e responde a elas através da renovação de seus processos.

III - Tolerância a conflitos - grau com que os empregados são estimulados a expressar os conflitos existentes abertamente.

IV - Ênfase no grupo - grau com que as atividades realizadas na empresa estão organizadas em grupos e não em indivíduos.

Estão corretas APENAS as características descritas em

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C I e IV.
  • D II e III.
  • E III e IV.

Desde o nascimento (ou, até mesmo, antes dele) e ao longo de nossa vida, somos dependentes das organizações.
As organizações são sistemas abertos, simultaneamente sociais e técnicos.
As empresas são sistemas abertos porque

  • A são sistemas determinísticos em que a relação entre causa e efeito é controlada e conhecida.
  • B são sistemas mecânicos dependentes de processos produtivos que utilizam máquinas e equipamentos.
  • C são sistemas autônomos que não estabelecem relações de interdependência com o meio em que atuam.
  • D são consideradas similares aos sistemas orgânicos e atuam, basicamente, segundo uma relação determinística.
  • E interagem com o meio ambiente, gerando relações de causa e efeito, influenciando e sendo influenciadas pelas diferentes interações com o meio.

Uma das funções do administrador é planejar. O planejamento constitui a base para a ação da organização, seja no seu âmbito interno, como no seu âmbito externo. Nesse contexto, o planejamento

  • A é elaborado no nível institucional e não há desdobramentos deste para os demais níveis da organização, já que o planejamento estratégico considera o ambiente externo.
  • B pode ser estratégico ou operacional, e o primeiro se diferencia do segundo em horizonte de tempo, escopo e funções envolvidas na sua execução.
  • C é realizado objetivando o longo prazo e, nesse caso, é denominado de Planejamento Operacional, especificando os seus objetivos genéricos.
  • D elimina a necessidade de mudanças na organização, já que, através da metodologia aplicada à sua elaboração, consegue-se controlar as variáveis do mercado.
  • E possibilita a eliminação da função controle, já que, no planejamento, são estabelecidos os objetivos e padrões que serão adotados na empresa.

A informação é crucial para as organizações. É sabido que a qualidade das decisões tomadas no âmbito organizacional é tão boa quanto a informação nas quais são fundamentadas. Segundo Jean-Louis Gassee, ex-diretor de pesquisa e desenvolvimento da Apple Computer Inc.,

"Será que realmente acreditamos que podemos medir a produtividade na era da informação, como fez Frederick Taylor com a fábrica na era da industrialização, por quilômetro de texto produzido? A informação não deve ser avaliada simplesmente pelo volume. Avaliamos uma refeição pelo número de calorias? O sentido dos PCs é precisamente realçar o conteúdo assim como a produção. Dessa forma, os PCs se tornam verdadeiras ferramentas de poder intelectual."

As empresas vêm se preocupando, há algum tempo significativo, com a qualidade de sua informação, refletindo assim uma época em que, indiscutivelmente, a quantidade de informação é muito grande.
Considerando o exposto,

  • A a informação é um instrumento para que a empresa possa ganhar vantagem competitiva no mercado, devendo ser utilizada de acordo com as necessidades diferenciadas de cada nível da organização.
  • B a tecnologia da informação tem como função obrigatória disseminar as informações da empresa, igualmente em todos os seus níveis, já que todos têm a necessidade de informações de mesmo tipo e natureza.
  • C a quantidade de informações conduzirá, necessariamente, à melhoria na tomada de decisões.
  • D o sistema de informações gerenciais, para que seja eficiente, deve ter foco no ambiente externo da organização.
  • E para que a informação possa contribuir para a qualidade das decisões, ela precisa satisfazer os requisitos de apropriada e precisa, sendo que os requisitos de pontualidade e completude não interferem na qualidade das decisões.