Prova do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio (2014) - Questões Comentadas

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Maria da Penha
Você não vai ter sossego na vida, seu moço Se me der um tapa Da dona “Maria da Penha” Você não escapa O bicho pegou, não tem mais a banca De dar cesta básica, amor Vacilou, tá na tranca Respeito, afinal, é bom e eu gosto
[...]
Não vem que eu não sou Mulher de ficar escutando esculacho Aqui o buraco é mais embaixo A nossa paixão já foi tarde
[...]
Se quer um conselho, não venha Com essa arrogância ferrenha Vai dar com a cara Bem na mão da “Maria da Penha”
ALCIONE. De tudo o que eu gosto. Rio de Janeiro: Indie; Warner, 2007.
A letra da canção faz referência a uma iniciativa destinada a combater um tipo de desrespeito e exclusão social associado, principalmente, à(s)
  • A mudanças decorrentes da entrada da mulher no mercado de trabalho.
  • B formas de ameaça doméstica que se restringem à violência física.
  • C relações de gênero socialmente construídas ao longo da história.
  • D violência doméstica contra a mulher relacionada à pobreza.
  • E ingestão excessiva de álcool pelos homens.

Sou uma pobre e velha mulher,
Muito ignorante, que nem sabe ler.
Mostraram-me na igreja da minha terra
Um Paraíso com harpas pintado
E o Inferno onde fervem almas danadas,
Um enche-me de júbilo, o outro me aterra.

VILLON, F. In: GOMBRICH, E. História da arte. Lisboa: LTC, 1999.


Os versos do poeta francês François Villon fazem referência às imagens presentes nos templos católicos medievais. Nesse contexto, as imagens eram usadas com o objetivo de

  • A refinar o gosto dos cristãos.
  • B incorporar ideais heréticos.
  • C educar os fiéis através do olhar.
  • D divulgar a genialidade dos artistas católicos.
  • E valorizar esteticamente os templos religiosos.

Sempre teceremos panos de seda E nem por isso vestiremos melhor Seremos sempre pobres e nuas E teremos sempre fome e sede Nunca seremos capazes de ganhar tanto Que possamos ter melhor comida. CHRÉTIEN DE TROYES. Yvain ou le chevalier au lion (1177-1181). Apud MACEDO, J. R. A mulher na Idade Média. São Paulo: Contexto, 1992 (adaptado).
O tema do trabalho feminino vem sendo abordado pelos estudos históricos mais recentes. Algumas fontes são importantes para essa abordagem, tal como o poema apresentado, que alude à

  • A inserção das mulheres em atividades tradicionalmente masculinas.
  • B ambição das mulheres em ocupar lugar preponderante na sociedade.
  • C possibilidade de mobilidade social das mulheres na indústria têxtil medieval.
  • D exploração das mulheres nas manufaturas têxteis no mundo urbano medieval.
  • E servidão feminina como tipo de mão de obra vigente nas tecelagens europeias.

Os dois principais rios que alimentavam o Mar de Aral, Amurdarya e Sydarya, mantiveram o nível e o volume do mar por muitos séculos. Entretanto, o projeto de estabelecer e expandir a produção de algodão irrigado aumentou a dependência de várias repúblicas da Ásia Central da irrigação e monocultura. O aumento da demanda resultou no desvio crescente de água para a irrigação, acarretando redução drástica do volume de tributários do Mar de Aral. Foi criado na Ásia Central um novo deserto, com mais de 5 milhões de hectares, como resultado da redução em volume.

TUNDISI, J. G. Água no século XXI: enfrentando a escassez. São Carlos: Rima, 2003

A intensa interferência humana na região descrita provocou o surgimento de uma área desértica em decorrência da

  • A erosão.
  • B salinização.
  • C laterização.
  • D compactação.
  • E sedimentação.

É o caráter radical do que se procura que exige a radicalização do próprio processo de busca. Se todo o espaço for ocupado pela dúvida, qualquer certeza que aparecer a partir daí terá sido de alguma forma gerada pela própria dúvida, e não será seguramente nenhuma daquelas que foram anteriormente varridas por essa mesma dúvida.

SILVA, F. L. Descartes: a metafísica da modernidade. São Paulo: Moderna, 2001 (adaptado).

Apesar de questionar os conceitos da tradição, a dúvida radical da filosofia cartesiana tem caráter positivo por contribuir para o(a)

  • A dissolução do saber científico.
  • B recuperação dos antigos juízos.
  • C exaltação do pensamento clássico.
  • D surgimento do conhecimento inabalável.
  • E fortalecimento dos preconceitos religiosos.