Prova do Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) - Físico - Exército (2020) - Questões Comentadas

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Para que haja coesão entre as ideias, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, por:

  • A com o qual … conforme … contudo … cujo
  • B no qual … onde … por isso … todavia o
  • C durante o qual … conforme … onde … ao qual o
  • D com o qual … em que … aqui … ao qual o
  • E durante o qual … em que … por isso … cujo

Assinale a alternativa correta quanto à norma-padrão de concordância verbal, em conformidade com o Manual de Redação da Presidência da República.

  • A No Museu da Pessoa, existe colaboradores que entrevistam as pessoas dispostas a falar.
  • B O mundo e a sociedade torna-se objeto de conhecimento quando se conhece a vida de outras pessoas.
  • C Worcman teve a ideia de criar o museu quando participou de um projeto no qual se entrevistavam imigrantes no Rio.
  • D Histórias comuns das pessoas compõe o acervo do Museu da Pessoa, concebido por Karen Worcman.
  • E No Museu da Pessoa, tratam-se de questões relevantes para o debate público nacional.

Para Ladislau Dowbor, permitir que os jovens acessem informações básicas que afetam suas vidas, tais como a destinação do dinheiro público, poluidores da sua região, etc., representa o

  • A conceito de cidadania, privilegiando-se questões práticas relativamente a questões teóricas.
  • B objetivo da educação, que se realiza ao fornecer um embasamento concreto à própria teoria.
  • C conceito de conectividade, fornecendo-se um embasamento concreto à própria teoria.
  • D conceito de conectividade, privilegiando-se questões práticas relativamente a questões teóricas.
  • E objetivo da educação, que se realiza ao privilegiar questões práticas relativamente a questões teóricas.

Considerando que a linguagem do texto nem sempre segue o padrão normativo, pode-se concluir corretamente que uma das intenções do uso desse recurso é

  • A evidenciar a inépcia da narradora, como comprova o trecho: “Feliz demais, me sentindo que nem uma passarinha em cima da moto.”.
  • B expor as atitudes contraditórias da narradora, como comprova o trecho: “Fiquei olhando pra todo lado, o celular quase sem sinal.”.
  • C enfatizar as limitações expressivas da linguagem coloquial, como comprova o trecho: “Imagina se levam minha moto zerada…”.
  • D retratar a maneira de ser da narradora, como comprova o trecho: “… ela me olhando impaciente, mas eu tava juntando a cara pra falar que era dez reais.”.
  • E imprimir um tom lírico à narrativa, como comprova o trecho: “Comprei uma Honda que tava na promoção e saí da loja dirigindo.”.

Para que a intensidade da componente centrípeta da força seja nula no instante t = 2,0 s, a relação entre as constantes deve ser:

  • A f = 4.b - 12
  • B f = 4.b + 12
  • C f = 4.b + g + 12
  • D f = 4.b - g - 12
  • E f = 4.b - g + 6