Prova do Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) - Historiador - Exército (2020) - Questões Comentadas

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Considerando tipos e gêneros textuais, é correto afirmar que o texto selecionado é, predominantemente:

  • A injuntivo; caracteriza-se por conter dados acadêmicos; emprega linguagem subjetiva.
  • B argumentativo; caracteriza-se por conter diferentes pontos de vista; emprega linguagem objetiva.
  • C narrativo; caracteriza-se por conter um depoimento; emprega linguagem objetiva.
  • D expositivo; caracteriza-se por conter explicações; emprega linguagem objetiva.
  • E descritivo; caracteriza-se por conter a prescrição de condutas; emprega linguagem subjetiva.

Bechara (2019) define as conjunções coordenativas como aquelas que “reúnem orações que pertencem ao mesmo nível sintático”. Nesse sentido, é correto afirmar que a alternativa em que a conjunção coordenativa aparece em destaque é:

  • A Worcman não imaginava que, depois de mais de duas décadas, o museu ainda existiria.
  • B A sociedade seria mais igualitária se as histórias de vida fossem compartilhadas.
  • C As entrevistas eram feitas conforme o desejo dos participantes de contar suas histórias.
  • D Histórias de vida são pessoais, mas carregam consigo parte da história de um país.
  • E As histórias de pessoas simples são preservadas como ocorre com personalidades famosas.

Assinale a alternativa em que as expressões destacadas nos trechos do texto indicam, respectivamente, causa, intensidade e reiteração.

  • A … não andei nem três quarteirões e uma mulher fez sinal com a mão. / O sol rachando. / … com medo de qualquer cara de macho que aparecia nas calçadas.
  • B Achava que ela ia reclamar do preço, mas ela me entregou o dinheiro e sumiu… / Parecia que não ia chegar nunca. / Mais feliz do que quando peguei a moto pela primeira vez.
  • C … guardei por três meses enquanto esperava a oportunidade da moto. / Otária demais, só oito reais. / Fiquei nessa angústia, duas horas perdida.
  • D Não segurava na cintura de mototáxi homem que era pra não dar liberdade. / … até arde o olho, mas é um sentimento gostoso de quase voar. / Eu disse que pois é de novo.
  • E Feliz demais, me sentindo que nem uma passarinha… / Eu dei um sorrisinho meio troncho. / Fui deixar essa mulher tão longe que eu nem sabia onde era aquilo.

Para promover a industrialização, a partir dos anos de 1960, o Estado adotou várias ações importantes, dentre as quais:

  • A a criação e a ampliação das infraestruturas em distritos industriais em várias regiões do Brasil.
  • B o incentivo aos movimentos sindicais para a implementação de políticas salariais.
  • C a abertura do mercado brasileiro a produtos estrangeiros para incentivar a produtividade nacional.
  • D a implementação de tecnopolos para a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias.
  • E a criação de políticas de privatização de ramos industriais ligados aos bens de consumo.

Considerando que a linguagem do texto nem sempre segue o padrão normativo, pode-se concluir corretamente que uma das intenções do uso desse recurso é

  • A expor as atitudes contraditórias da narradora, como comprova o trecho: “Fiquei olhando pra todo lado, o celular quase sem sinal.”.
  • B retratar a maneira de ser da narradora, como comprova o trecho: “… ela me olhando impaciente, mas eu tava juntando a cara pra falar que era dez reais.”.
  • C evidenciar a inépcia da narradora, como comprova o trecho: “Feliz demais, me sentindo que nem uma passarinha em cima da moto.”.
  • D enfatizar as limitações expressivas da linguagem coloquial, como comprova o trecho: “Imagina se levam minha moto zerada…”.
  • E imprimir um tom lírico à narrativa, como comprova o trecho: “Comprei uma Honda que tava na promoção e saí da loja dirigindo.”.