Prova da Faculdade de Ensino Superior de Linhares - ES (Faceli) - Contador - IBADE (2022) - Questões Comentadas

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“Diversos autores afirmam que, em eventos como o 11 de Setembro, a guerra contra o Afeganistão e a invasão do Iraque, a imprensa costuma ser atingida por dois problemas: a dependência das fontes oficiais e o controle de informações por parte dos governos dos países envolvidos nos conflitos (Fontenelle, 2004; Dorneles, 2002). Outros autores acrescentam que, no caso do jornalismo internacional brasileiro, há outra deficiência, a falta de uma rede de correspondentes que tenha acesso direto aos fatos que relata (Steinberger, 2005). Com isso, a cobertura internacional acabaria se tornando, muitas vezes, dependente das agências internacionais de notícias, mesmo nos grandes veículos de comunicação. A possibilidade de escapar à informação homogeneizada estaria no uso dos recursos oferecidos pela rede mundial de computadores (Natali, 2003) e no investimento do jornalismo de análise, que pode ser feito pela Internet ou por telefone (Buarque, 2008).”
O trecho acima faz parte de um trabalho acadêmico que explora o uso da imprensa na cobertura do atentado terrorista às torres gêmeas, em Nova York, no dia 11 de setembro de 2001.

A partir deste trecho, compreende-se que:

  • A o papel da impressa na cobertura do atentado do 11 de Setembro foi irrelevante.
  • B a rede mundial de computadores dificultou a transmissão de informações em tempo real para todo o mundo.
  • C a cobertura internacional de eventos como o 11 de Setembro precisa de ferramentas como a internet para que não ocorra uma homogeneizada de informações.
  • D apenas as grandes redes possuem ferramentas necessárias para cobrir eventos de grande porte e interesse internacional.
  • E o atentado terrorista do 11 de Setembro não passa de uma construção midiática que podemos denominar como Fakenews.

Os verbos regulares são aqueles que ao serem conjugados não sofrem modificações em seu radical. Já os verbos irregulares são aqueles que ao serem conjugados sofrem modificações em seu radical ou terminações.
A partir desta afirmativa, marque a alternativa que apresenta um verbo regular.

  • A Cantar.
  • B Medir
  • C Pedir
  • D Dizer.
  • E Querer

A correção ortográfica é requisito elementar de qualquer texto, e ainda mais importante quando se trata de textos oficiais. Muitas vezes, uma simples troca de letras pode alterar não só o sentido da palavra, mas de toda uma frase. O que na correspondência particular seria apenas um lapso na digitação, pode ter repercussões indesejáveis quando ocorre no texto de uma comunicação oficial ou de um ato normativo. Assim, toda revisão que se faça em determinado documento ou expediente deve sempre levar em conta também a correção ortográfica.
Identifique dentre as alternativas abaixo aquela que não apresenta uma alteração ortográfica referente ao sentido da palavra.

  • A A luta entre o bem e o mau nunca acaba.
  • B Comemos muito mau durante a viagem.
  • C Nossa viagem foi ótima, comemos bem e não nos sentimos mal.
  • D Nas histórias, as madrastas sempre são más, isto é, têm o coração mal.
  • E Fritura é uma delícia, mas infelizmente faz mau .

Sintaxe
É a parte da Gramática que estuda a palavra, não em si, mas em relação às outras, que, com ela, se unem para exprimir o pensamento. É o capítulo mais importante da Gramática, porque, ao disciplinar as relações entre as palavras, contribui de modo fundamental para a clareza da exposição e para a ordenação do pensamento.
A partir desta informação, marque a alternativa que destaque a importância do estudo da sintaxe.

  • A É condição necessária, porém, podendo ser substituída por outros critérios para a boa redação.
  • B Não é uma condição que se aplica para a boa redação.
  • C É condição indiferente para a boa redação.
  • D É condição necessária para a boa redação.
  • E É condição desnecessária para a boa redação.

O uso da crase se encontra intrinsecamente atrelado à regência verbal.


Marque a alternativa CORRETA sobre o uso da crase.

  • A Junção do artigo “a” + a preposição “o”.
  • B Disjunção do artigo “a” + a preposição “a”.
  • C Disjunção do artigo “a” + a preposição “o”
  • D Disjunção do artigo “a” + junção da preposição “a”.
  • E Junção do artigo “a” + a preposição “a”.