Prova da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) - Analista - UPENET/IAUPE (2015) - Questões Comentadas

Limpar Busca
Identifique a alternativa em que a ideia global do Texto 1 está CORRETAMENTE sintetizada.
  • A A mensagem de texto, como tecnologia social simples e confortavelmente familiar, valoriza mais os códigos sociais do que recursos tecnológicos, atende necessidades do dia a dia e pode, no futuro, substituir os complicados apps.
  • B O surgimento do smartphone e a forma telegráfica das mensagens de texto mostram uma tendência de, no futuro, o texto ser substituído por tecnologias mais adequadas à vida contemporânea.
  • C No 'mundo pós-apps‟, não haverá lugar para um serviço tão primário como a troca de mensagens escritas, um protocolo baseado em expressões simplórias e redutoras, como o uso de siglas.
  • D No futuro, prevalecerá o crescimento de outros canais de comunicação, que, com recursos de voz e vídeo, como tom de voz, expressões faciais e linguagem corporal, promoverão uma interação mais eficaz.
  • E Tecnologias extremamente inovadoras tendem a obter cada vez mais prestígio e popularidade, o que indica que interfaces mais complexas, no futuro, tornar-se-ão predominantes na comunicação cotidiana.
Na defesa de seu ponto de vista, o autor apresenta como uma das justificativas:
  • A Há muita gente que 'sonha com carros voadores e realidades aumentadas'.
  • B Houve 'crescimento de outros canais de comunicação por voz e vídeo'.
  • C A tecnologia parece 'antiquada em tempos de conexão 4G e streaming de vídeo.
  • D As mensagens em vídeo têm uma comunicação mais intensa, que valoriza as expressões faciais.
  • E O conteúdo das mensagens de texto pode não ser adequado para transmissão 'ao vivo'.
Ao citar várias vezes a expressão “mensagens de texto” ou outras que lhe são equivalentes, o autor mantém o foco temático do texto. Assinale a alternativa em que, no Texto 1, as duas nomeações equivalem a „mensagens de texto‟, funcionando como sinônimos dessa expressão.
  • A Txt e app.
  • B Txt e mensagens curtas.
  • C Bilhetes digitais e chamada de voz.
  • D Texto e smartphone.
  • E Bilhetinhos e mensagens em vídeos.

Acerca de algumas estratégias empregadas no Texto 1, analise as proposições a seguir.


I. As siglas presentes no título e em alguns parágrafos do texto constituem parte de um vocabulário voltado para um determinado campo de significados, que está no nível do interlocutor pretendido.


II. O texto emprega uma linguagem hermética, isto é, de difícil compreensão para o leitor comum, porque é excessivamente marcada pela presença de termos técnicos.


III. A presença de dados estatísticos e a citação de recursos que fazem parte do universo de conhecimentos prévios do leitor (2º parágrafo) contribuem para dar credibilidade ao texto e obter a adesão do leitor às suas ideias.


IV. No texto é comum o emprego do contraste para destacar e também opor certos conceitos, como em: „carros voadores‟ X „mensagens telegráficas‟ (1º parágrafo); e „tecnologias sociais‟ X „recursos tecnológicos‟ (4º parágrafo).


Estão CORRETAS, apenas:

  • A I e III.
  • B I, III e IV.
  • C II e III.
  • D II e IV.
  • E II, III e IV.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Analise as afirmativas a seguir quanto à CORRETA interpretação dos recursos linguísticos destacados.


I. “E, com ele, muitos se apressaram a decretar a morte de um serviço tão primário.” (2º parágrafo), ou seja, com o surgimento da mensagem de texto, muitos pensaram que o smartphone não iria sobreviver.


II.Daí surgiu o smartphone” (2º parágrafo), isto é, o smartphone surgiu em decorrência da popularidade das mensagens de texto e do volume de usuários que as usavam.


III.essa é a maneira como os privilegiados que têm assistentes pessoais interagem com eles no mundo real” (6º parágrafo), isto é: os privilegiados que têm assistentes pessoais interagem com eles (os assistentes pessoais) por meio de mensagens de texto.


IV. Em: “No rápido desenvolvimento tecnológico, logo se entrará no mundo pós-aplicativo” (último parágrafo), a palavra destacada introduz um sentido de „explicação‟ no trecho em questão.


Estão CORRETAS, apenas:

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C II e III.
  • D II e IV.
  • E III e IV.