Prova da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC) - Vestibular - FATEC (2010) - Questões Comentadas

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Considere o texto a seguir.

Se você observar a Inglaterra no século XVII, verá que é uma potência de segunda classe, levando um embaixador inglês, em 1640, a dizer que seu país não gozava de qualquer consideração no mundo. O que era verdade. Mas já no começo do século XVIII, a Inglaterra é a maior potência mundial. Logo, alguma coisa aconteceu no meio disso. E eu creio que o que houve no meio foram a Guerra Civil e a Revolução que tiveram efeitos fundamentais. [...] O resultado foi que, se a Inglaterra no século XVII era importadora de cereais e padecia de fome e escassez, no fim desse século já era exportadora e não havia mais fome. Tudo isso, como é óbvio, convergiu para a irrupção da Revolução Industrial no final do século seguinte.

(Trecho da entrevista feita com o historiador Christopher Hill à Folha de S. Paulo, em 10.08.1988.)

Sobre as revoluções inglesas, ocorridas no século XVIII, é correto afirmar que

  • A o processo dessas revoluções foi inspirado nos ideais iluministas do século XVIII culminando, assim como na França, na decapitação do rei.
  • B Oliver Cromwell, apesar de ter comandado os yeomen, acabou derrotado pelas tropas leais ao rei.
  • C foram um movimento que retardou a chegada da Revolução Industrial por terem levado a nação a afundar-se numa guerra civil sem fim.
  • D serviram para fortalecer a figura do rei e da monarquia absolutista em detrimento do Parlamento e da gentry.
  • E estabeleceram uma nova realidade política e religiosa, pois o Parlamento consolidou seus direitos, e os não anglicanos tiveram garantia de tolerância religiosa.

“A produção açucareira, limitada até o século XV, pôde deslanchar com a conquista do novo mundo.”

(CAMPOS, Flávio de & MIRANDA, Renan Garcia. A escrita da história. São Paulo: Editora Escala Educacional, 2005.p.206.)

A explicação para a afirmação acima está

  • A no sistema de plantation que foi implantado na América, caracterizando-se pela produção em larga escala, pelo latifúndio, pela monocultura e pela mão de obra assalariada.
  • B na implantação das capitanias hereditárias na América portuguesa, o que facilitou o cultivo da cana por todo o território colonial.
  • C na agricultura de subsistência, que foi largamente utilizada nas colônias americanas e que impulsionou o plantio da cana.
  • D nas mudas de cana-de-açúcar encontradas em solo americano, que eram mudas de melhor qualidade do que aquelas encontradas no Oriente.
  • E no clima quente e úmido da região tropical, na fertilidade do solo e, principalmente, na disponibilidade de imensas extensões de terra.

A Revolução de Fevereiro de 1917 derrubou Nicolau II e estabeleceu a República da Duma. Era o fim do regime czarista. Essa primeira fase da Revolução Russa teve, como uma de suas características,

  • A a formação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) que tinha como tarefa construir o socialismo no mundo.
  • B a assinatura do Tratado de Brest-Litovsk com a Alemanha, pelo qual a Rússia entregava aos alemães a Letônia, a Lituânia, a Estônia, a Finlândia, a Polônia e a Ucrânia.
  • C a crença no avanço do capitalismo na Rússia e da empresa privada como fonte do progresso econômico.
  • D a criação do Politburo (birô político), um pequeno grupo de dirigentes, nascido no interior do Comitê Central, que determinava as políticas a serem adotadas no novo regime.
  • E a revolução permanente, inspirada nos ideais trotskistas de expansão imediata dos ideais revolucionários para outros povos.

Considere o texto a seguir:

Art. 5º

[...]

XLII – a prática do racismo constitui crime inafiançável, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;

XLIII – a lei considera crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática de tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos [...];

Art. 215. [...] § 1º - O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afrobrasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.

(http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm. Acesso em 05.03.2010.)

Os artigos citados fazem parte da Constituição Brasileira de

  • A 1824, constituição de caráter conservador que instituiu o quarto poder, o poder moderador.
  • B 1891, constituição de inspiração norte-americana, consagrando a República Federativa, e que adotou o presidencialismo.
  • C 1934, constituição que estabeleceu o voto secreto e deu direito de voto às mulheres.
  • D 1937, constituição chamada de Polaca, pois se baseava nos fundamentos legais do regime fascista polonês.
  • E 1988, constituição resultante de uma assembleia nacional constituinte e que foi uma resposta ao fim da ditadura militar.

Leia com atenção os versos de cordel a seguir.

“Ele matava de brincadeira,

Por pura perversidade,

E alimentava os famintos

Com amor e caridade.”

“Por onde Lampião anda,

Minhoca fica valente,

Macaco briga com onça

E o carneiro não amansa.”

(HOSBAWN, Eric. Bandidos. Rio de Janeiro: Editora Forense-Universitária, 1976. p. 55.)

Nesses versos, a figura de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, apresenta algumas características conflitantes e muito valorizadas dos grupos de cangaceiros que circulavam pelo sertão, na primeira metade do século XX. Essas características, que despertavam respeito e identificação da população pobre do sertão com esses grupos, era(m)

  • A o desprezo pela própria vida e pela vida alheia.
  • B a violência em alguns momentos e, em outros, a bondade para com os pobres.
  • C a covardia simbolizada pelas minhocas e, por vezes, a valentia simbolizada pela onça.
  • D a obediência às palavras do Evangelho - dai pão a quem tem fome - e às palavras da lei republicana, propondo a justiça social no sertão.
  • E a fraqueza diante dos policiais e a valentia para enfrentar os camponeses.