Prova do - VUNESP (2017) - Questões Comentadas

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No poema, o eu lírico defende um amor

  • A recatado, que não revele as ambições secretamente cultivadas pelos amantes.
  • B idealizado, que valorize sua pureza sem se macular na comunhão física.
  • C sagrado, em que as aspirações espirituais superem as aspirações corpóreas.
  • D terreno, que se realize não só em sentimento, mas também fisicamente.
  • E contemplativo, que se alimente da imaginação e da distância entre os amantes.

A alternativa que reescreve a primeira estrofe em ordem direta, mantendo a correção gramatical e o sentido original, é:

  • A O afeto simples e sagrado, com que me protejo das desventuras, não basta ao coração que sofre, separado do teu, no exílio em que me vejo a chorar.
  • B Eu me protejo das desventuras com o afeto simples e sagrado do coração que sofre, separado do teu, que não basta no exílio em que me vejo a chorar.
  • C O coração que sofre, separado do teu, não basta, no exílio em que me vejo a chorar, ao afeto simples e sagrado com que me protejo das desventuras.
  • D Eu me vejo a chorar no exílio sagrado do coração que sofre, separado do teu, o afeto simples e sagrado, com que me protejo das desventuras, não basta.
  • E O coração que sofre, separado do teu, com que me protejo das desventuras, não basta no exílio em que me vejo a chorar o afeto simples e sagrado.

A preocupação formal com a musicalidade dos versos é confirmada pelo emprego da

  • A metáfora em “Não basta o afeto simples e sagrado”.
  • B aliteração em “Ter na boca a doçura de teu beijo”.
  • C prosopopeia em “Com que das desventuras me protejo”.
  • D hipérbole em “Ao coração que sofre, separado / Do teu”.
  • E antítese em “Ficar na terra e humanamente amar”.

Segundo o texto,

  • A o anúncio de que o imperador era humano, e não divino, era uma consequência previsível, para os japoneses, da rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial, anunciada pouco tempo antes.
  • B o anúncio de que o imperador era humano, e não divino, fez mais intensa a dor provocada, pouco tempo antes, pelo anúncio da rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial.
  • C o anúncio da rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial aumentou o mal-estar da população japonesa causado pelo anúncio de que o imperador era humano, e não divino.
  • D o anúncio de que o imperador era humano, e não divino, funcionou, para os japoneses, como preparativo para o anúncio da rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial.
  • E o anúncio da rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial produziu, para a população japonesa, a desconfiança de que pouco depois aconteceria o anúncio de que o imperador era humano, e não divino.

A ideia de “suportar o insuportável” (1o parágrafo) está presente também

  • A na revolta da população japonesa ao receber a declaração da condição humana do imperador.
  • B na escolha do dialeto keigo para declarar a condição humana do imperador.
  • C na informação de que a voz do imperador era rouca e arrastada durante sua declaração.
  • D na improvável crença dos japoneses, durante tanto tempo, na condição sobre-humana do imperador.
  • E no modo resignado como o imperador cumpriu a imposição de declarar sua condição humana.