Prova do FEPAM - Técnico - Meio Ambiente - Instituto Consulplan (2023) - Questões Comentadas

Limpar Busca
Para o autor do texto, o que é a gramática?
  • A O esqueleto da língua, que a mantém de pé.
  • B Uma ferramenta importante para comunicação.
  • C Um conjunto de regras rígidas que devem ser seguidas.
  • D Um conhecimento exclusivo de necrólogos e professores de latim.
  • E Uma estrutura da língua que não tem importância para a comunicação.
De acordo com o texto, após receber os alunos de um colégio, que queriam saber se ele considerava o estudo da gramática indispensável para aprender e usar a língua portuguesa, o autor reconhece que
  • A é indispensável estudá-la para escrever bem.
  • B a gramática é necessária apenas para línguas mortas.
  • C a gramática é essencial para a comunicação eficiente.
  • D a gramática não é importante sequer para evitar erros grotescos.
  • E a gramática é um esqueleto da língua, mas, sozinha, não é suficiente para a comunicação.
Ao longo do texto, o autor se autodenomina um gigolô das palavras, comparando seu ofício de escritor ao ofício de um gigolô. Essa comparação permite inferir que
  • A ele é dependente de suas palavras para viver.
  • B ele se sente impotente em relação às suas palavras.
  • C ele precisa ser dominante em relação às suas palavras.
  • D ele precisa tratar suas palavras com cuidado e respeito.
  • E há uma relação intensa e apaixonada dele para com suas palavras.
De acordo com o contexto, assinale a alternativa que melhor expressa o significado da expressão “gigolô das palavras”.
  • A Alguém que é especialista em línguas mortas.
  • B Alguém que se preocupa em conhecer a gramática.
  • C Alguém que ama as palavras e as trata com carinho.
  • D Alguém que usa as palavras de forma inescrupulosa.
  • E Alguém que tem grande habilidade para se comunicar.
Na frase “[...] eu ganho a vida escrevendo, apesar da minha total inocência na matéria.” (3º§), o verbo “ganhar” está na forma correta de concordância com o sujeito. Assinale a alternativa que apresenta uma frase com erro de concordância verbal.
  • A Ela e sua irmã gostam de dançar balé.
  • B Havia muitos pássaros no parque pela manhã.
  • C O grupo de amigos foram jantar no restaurante japonês.
  • D Os alunos da escola foram premiados pelo bom desempenho.
  • E Cada um dos funcionários recebeu um bônus de fim de ano.