Prova da Fundação Santo André (FSA-SP) - Professor - Centro Universitário Fundação Santo André (2021) - Questões Comentadas

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Em consonância com o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), assinale a alternativa incorreta:
  • A A União deve aplicar, anualmente, nunca menos de dezoito por cento da receita resultante de impostos, manutenção e desenvolvimento do ensino público.
  • B Os Estados devem aplicar, anualmente, nunca menos de vinte e cinco por cento da receita resultante de impostos, ou o que consta nas respectivas Constituições, na manutenção e desenvolvimento do ensino público.
  • C Os Municípios devem aplicar, anualmente, nunca menos de vinte e cinco por cento da receita resultante de impostos, ou o que consta nas respectivas Leis Orgânicas, na manutenção e desenvolvimento do ensino público.
  • D A parcela da arrecadação de impostos transferida pela União aos Estados, e aos Municípios deve ser considerada receita do governo que a transferir.
No que se refere ao tema das “metodologias ativas”, assinale a alternativa incorreta:
  • A O método da “sala de aula invertida” tem por objetivo substituir o conjunto de aulas expositivas por conteúdos virtuais.
  • B A “aprendizagem entre times” versa sobre a formação de equipes dentro de determinada turma para que o aprendizado seja feito em conjunto e haja compartilhamento de ideias.
  • C A aprendizagem baseada em projetos (ABP) tem por objetivo fazer com que os alunos adquiram conhecimento por meio da solução colaborativa de desafios.
  • D O método da “aprendizagem baseada em problemas” tem como propósito tornar o aluno capaz de construir o aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meio de questões propostas que o expõe a situações motivadoras e o prepara para o mundo do trabalho.
No que se refere à “didática do ensino superior”, assinale a alternativa incorreta:
  • A A prática pedagógica se aperfeiçoa, por quem a realiza, a partir de sua história de vida e saberes de referência, das experiências e aspirações, na ação pragmática desprovida de reflexão de natureza teórica.
  • B A autêntica ação de estender o conhecimento, via extensão universitária, operacionaliza-se por meio de uma práxis dialética, mediadora entre universidade-sociedade-universidade, de produção/reprodução crítica do conhecimento.
  • C A ação didática no ensino superior é pautada pelas tensões enfrentadas no cotidiano universitário e consolida-se pelo o que é inerente à extensão.
  • D A escolha da didática se justifica pelo objeto de estudo: o ensino, e suas relações com o trabalho pedagógico.
Ainda no que diz respeito à “didática do ensino superior”, assinale a alternativa incorreta:
  • A Não se destaca em importância, o fato das Universidades incentivarem a formação continuada dos docentes, para que estes possam ter uma didática motivadora para o aprendizado de seu alunado.
  • B A didática está ligada com o processo ensino aprendizagem, no qual, professor e aluno, devem estabelecer uma relação positiva para que a mesma surta um efeito esperado, podendo assim acontecer uma troca de ideias que favoreça e desenvolvimento intelectual de ambos.
  • C A prática da didática necessita ser vivenciada pelos educadores e não somente descrita como um importante instrumento pedagógico; desse modo, compreende-se que a utilização da didática, assim como suas adequações na sociedade do conhecimento, é uma condição indispensável para a garantia de uma boa educação.
  • D A formação tanto do professor quanto a do aluno para quem ele leciona, deve ser encarada como um processo permanente, integrado no dia-a-dia.
No que se refere ao “Exame Nacional de Desempenho de Estudantes” - (Enade), assinale a alternativa incorreta:
  • A O ENADE é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar.
  • B O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
  • C O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.
  • D A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2008 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.