Prova da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) - Médico - NUCEPE (2019) - Questões Comentadas

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Ao emitir as respostas que lhe são feitas, Mário Sérgio Cortella assume uma atitude

  • A Paternal e mediadora, considerando que ele tenta dirimir possíveis dúvidas sobre os conceitos em discussão.
  • B Autoritária e paternal, já que exibe um nível de conhecimento que não estaria ao alcance da compreensão do seu interlocutor.
  • C Didática e professoral, tendo em vista que ele se utiliza dos seus conhecimentos para oferecer esclarecimentos sobre ideias que, possivelmente, podem não ser claras para seu interlocutor.
  • D Fraternal e didática, porque ele assume um comportamento de igualdade mediante o pouco conhecimento do seu interlocutor sobre o assunto.
  • E Mediadora e professoral, considerando-se que demonstra ser detentor do conhecimento e assume seu interlocutor como pouco inteligente.

Uma das características do Professor Mário Sérgio, ao emitir suas respostas, é a utilização da linguagem em sentido figurado. Na sua fala, esse recurso só NÃO é observado no trecho:

  • A ... alguém que de maneira simples sem ser simplória estabelece uma ponte, ...
  • B ... preciso fazer com que ela seja palatável, digerível,se quiser fazer com que as pessoas tenham possibilidade de fruição dessa área do conhecimento.
  • C ... abre a porta para que a pessoa que não esteja no campo direto da ciência em seu cotidiano também tenha a possibilidade de adentrar nesse território.
  • D Não posso ser simplório, delirar não é filosofar.
  • E Há uma grande diferença entre o simples e o simplório, ...

Ao responder o que lhe é perguntado, o Professor Mário Sérgio utiliza-se, explícita ou implicitamente, do confronto de conceitos que, possivelmente, podem causar algum equívoco, quanto àquilo que significam. Essa estratégia só NÃO se observa, contextualmente, em:

  • A Abundância é quando tem fartura, suficiência, o que temos é algo que ultrapassa nossa capacidade de usufruto, de absorção e apropriação.
  • B Quando você entra em uma loja, em uma livraria, tudo é mega, megastores, há centenas e centenas de produtos à disposição.
  • C Comer bem não é comer muito.
  • D Não posso ser simplório, delirar não é filosofar.
  • E ... não se deve confundir: informação é cumulativa, conhecimento é seletivo.

Observe o uso da palavra em destaque em I, II, e III para responder à questão


I - Se não tiver critério, a pessoa enlouquece.

II - ... não se deve confundir: informação é cumulativa, conhecimento é seletivo.

III - ... se quiser fazer com que as pessoas tenham possibilidade de fruição dessa área do conhecimento.


A palavra se estabelece uma relação de condição entre orações, em:

  • A I e II.
  • B II e III.
  • C I, II e III.
  • D I e III.
  • E II, somente.

Assinale a opção na qual a palavra marcada tem função morfossintática DIFERENTE daquela que tem o destaque em: “... temos algo que ultrapassa nossa capacidade de usufruto, de absorção e apropriação.”

  • A ... abre a porta para que a pessoa que não esteja no campo direto da ciência ...
  • B Quando alguém que tem estrutura de fundamento diz “eu acho”, ...
  • C Aquilo que faz com que eu, pegando o excesso, ...
  • D O divulgador é aquele que coloca a pessoa em contato,...
  • E ... e descarte o que não me serve é exatamente esse critério.