Prova do Gas Brasiliano Distribuidora S.A. (GasBrasiliano) - Contador - IESES (2017) - Questões Comentadas

Limpar Busca
De acordo com as ideias presentes no texto, somente se pode inferir corretamente que:
  • A A tradução de um texto, de um idioma para outro, só é possível se houver palavras que expressem exatamente o mesmo nas duas línguas.
  • B A ideia de que se pensa independentemente da língua que se fala inquieta pensadores e cientistas.
  • C Há comprovações científicas de que se pensa no mesmo idioma em que se fala.
  • D Se não houver uma língua, ou seja, um código falado, a comunicação não se estabelece.
Assinale a alternativa que contenha corretamente a função principal desse texto.
  • A Provocar reflexão sobre se é preciso ou não se saber um idioma para pensar.
  • B Instruir as pessoas sobre como devem processar seus pensamentos a partir do idioma que falam.
  • C Relatar dados de pesquisa que comprovam que para pensar não é preciso aprender um idioma.
  • D Descrever os processos de fala e pensamento para que se entenda como ocorrem.
Analise as proposições abaixo. Em seguida, assinale a alternativa que contenha a análise correta sobre as mesmas. I. Em: “todas as teorias, apesar das diferenças, são tributárias de um mesmo princípio, já intuído pelos gregos na Antiguidade”, a simples substituição da expressão “de um mesmo princípio” por “de uma mesma raiz" não alteraria a correção do período. II. As duas vírgulas presentes no trecho a seguir isolam duas orações coordenadas e uma subordinada: “Certas palavras não encontram equivalentes exatos em outros idiomas, as estruturas sintáticas são muito diferentes, mas o sentido geral das frases tende a permanecer o mesmo”. III. A palavra “tampouco”, destacada no texto, tal como foi empregada, expressa sentido de “também não”. IV. Em: “não há nada que possamos pensar que algum grego já não tenha pensado”, o verbo haver é impessoal.
  • A Estão corretas apenas as proposições I e II.
  • B Apenas a proposição I está incorreta.
  • C Estão corretas apenas as proposições III e IV.
  • D Estão corretas apenas as proposições I e III.
Todas as alternativas contêm ideias presentes no texto, com EXCEÇÃO de uma. Assinale-a.
  • A A abstração tem pouca influência nas representações mentais que se faz ao processar pensamentos.
  • B O fato de as crianças aprenderem a falar muito cedo comprova a teoria proposta pelo texto.
  • C O pensamento é uma representação mental, que se liga a algo exterior, ou seja, que se inclui na realidade de quem pensa.
  • D Apesar de se realizarem pesquisas recentemente, a ideia da representação mental independente da fala é antiga.
Observe as ocorrências de porque/por que, destacadas no texto. Agora assinale a alternativa que contenha as palavras que completem corretamente os espaços nas proposições a seguir: I. O caminho _______ venho é mais longo. II. Não há nenhum ________ que não tenha resposta. III. As razões _________ falou não ficaram claras. IV. Ninguém falou, não se sabe ___________.
  • A I. por que; II. por quê; III. porque; IV. porquê.
  • B I. por que; II. porquê; III. por que; IV. por quê.
  • C I. porque; II. por que; III. porque; IV. por que.
  • D I. porque; II. porquê; III. por que; IV. porque.