Prova do (2014) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Aleitura do texto só não permite afirmar que

  • A a capacidade de absorver a palavra escrita, iniciada com base na não linearidade e na fragmentação da informação tem sua origem em hábitos antigos que se espalharam por toda a Inglaterra no início da era Moderna.
  • B na contemporaneidade, em consequência dos gêneros textuais surgidos com o advento da internet como blogs, e-mails e sites de relacionamento em redes sociais, a escrita tornou-se uma atividade menos formal.
  • C hoje, com mais de 37 milhões de usuários de internet só no Brasil e com a torrente de informações que ela nos traz, influências sérias foram detectadas em relação não só à atividade de escrita, como também em relação à leitura: estamos lendo e escrevendo menos.
  • D a navegação na internet está interferindo em nossa capacidade de leitura e de escrita. Segundo o texto, a habilidade de escrita continua presente no nosso meio social, embora pareça mais despojada. Já a leitura parece ser uma atividade caracterizada pela superficialidade, como sugerem as palavras de Nicholas Carr.
  • E com o recurso da internet, a produção textual contemporânea tornou-se composta de textos mais próximos das situações reais de interação, marcados pela oralidade. Porém, não se pode responsabilizar apenas a comunicação em rede pelas transformações ocorridas, uma vez que outros fatores também precisam ser avaliados.

Infere-se do texto que o fato de que a tradição
escrita está cada vez mais viva na sociedade atual decorre

  • A do hábito de se manter os cadernos de anotações que era algo bastante corriqueiro nos tempos idos; são os chamados de "livros de lugares-comuns" (ou commonplace books).
  • B da proliferação das novas tecnologias e do avanço das diferentes formas de comunicação em rede.
  • C da necessidade de se reunir apontamentos sobre a vida cotidiana, conforme relatos históricos que registram que essas informações deveriam ser escritas, agrupadas e reorganizadas.
  • D da incapacidade do leitor de absorver as informações veiculadas em quantidade e velocidade estrondosas.
  • E da necessidade que o leitor contemporâneo tem de fazer o registro de trechos e passagens interessantes com que se depara em suas leituras, principalmente, depois da internet, lendo blogs, e-mails e sempre conectados às redes sociais

Do ponto de vista sintático-semântico, a única afirmativa que faz uma análise em desacordo com as relações estabelecidas entre as palavras e/ou expressões destacadas é a explicitada na alternativa

  • A A ideia contida na expressão “profusão de textos” (l.49) é retomada pela expressão “torrente de informações” (l.55).
  • B A ideia contida na expressão “profusão de textos” (l.49) é retomada pela expressão “torrente de informações” (l.55). B) “Há quem veja nessa torrente...um fator negativo...” (l.55-56). Aexpressão “um fator negativo” exerce a função de complementação de ideia da forma verbal veja.
  • C “Em artigo controverso...(l.58) Nicholas Carr defende a tese...”(l.61-62). A expressão “Em artigo controverso” estabelece uma noção de espaço ou lugar em relação à ação “defende a tese”.
  • D “Se antes, afirma Carr, ele se sentia um "mergulhador”... (l.64-65). A expressão “se sentia um mergulhador” representa uma figura de linguagem que estabelece uma relação de comparação, ainda que não explícita, entre o sujeito e a sua forma de sentir-se.
  • E “oceano de palavras" (l.65) e "esquiando nesse oceano" (l.66) são recursos de linguagem que devem ser analisados como exemplos de hipérbole.

Sobre os termos coesivos que compõem esse texto, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) “que” (l. 04) retoma o termo “plêiade” (l.1) e, além de exercer a função sintática de sujeito, introduz uma oração de caráter restritivo.
( ) “embora” (l. 08) inicia uma oração subordinada de valor adverbial, que denota a ideia de concessão.
( ) “que” (l. 11) é um pronome relativo que retoma a expressão “cirurgião plástico” (l.10), e, além de exercer a função sintática de sujeito, introduz uma oração de valor de adjetivo.
( ) “que” (l. 20) resgata a expressão “rapaz de Caxias (RJ)” (l.19) e a oração que inicia exerce função subjetiva.
( ) “que” (l. 38) é um pronome relativo que inicia uma oração adjetiva restritiva, relacionada com o termo “planeta” (l.38) e exerce a função de adjunto adverbial.


A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A F V V F V
  • B V F F V F
  • C F V F V F
  • D V F F F V
  • E F V V V V

Quanto às características do texto, não é correto afirmar que

  • A o texto é construído a partir da intertextualidade entre gêneros, dessa forma ele representa uma mescla de dois diferentes gêneros de textos que são: a fábula e o artigo de opinião.
  • B o texto “Peçonha Humana” é argumentativo porque o autor defende um ponto de vista, apresentando argumentos a favor da ideia de que os seres humanos são mais venenosos do que os animais peçonhentos.
  • C Ruy Castro constrói o seu texto fazendo uso, sobretudo, do recurso da ironia, pois são os animais peçonhentos que ficam assustados com as atitudes dos humanos, mais letais, agressivas e traiçoeiras do que as dos próprios animais.
  • D o texto lido é um conto moderno cujo enredo é marcado pelo suspense e pela quebra de expectativa, e na sua construção o autor faz uso de palavras e expressões que provocam humor.
  • E o autor constrói um texto cujas personagens são animais que criticam as ações dos seres humanos envolvidos em casos de violência de características desumanas.