Prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IF-BA) - Professor - Língua Portuguesa - Instituto AOCP (2016) - Questões Comentadas

Limpar Busca
Considerando-se as informações apresentadas pelo texto, no trecho “Esse contexto lança o desafio para escolas e professores sobre como usar os novos recursos tecnológicos a favor do ensino”, a expressão grifada se refere
  • A ao uso das redes sociais.
  • B à capacitação dos professores.
  • C ao atraso do ensino no contexto brasileiro.
  • D à intensa relação entre tecnologia e o jovem estudante.
  • E à dificuldade de se excluir a tecnologia do contexto escolar.
Os textos, de acordo com a sua intencionalidade, estrutura e formato, podem ser classificados de acordo com sua tipologia. Com relação ao texto “O desafio de usar a tecnologia a favor do ensino”, é correto afirmar que ele pode ser classificado como
  • A epistolar.
  • B narrativo.
  • C informativo.
  • D injuntivo.
  • E descritivo.
No texto, as palavras “ideias” e “dia a dia” estão grafadas conforme regem as regras de ortografia oficiais. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente, também de acordo com as regras de ortografia vigentes.
  • A Vêem, vôo, perdoo.
  • B Minissaia, micro-ondas, pós-graduado.
  • C Pé-de-moleque, heróico, crêem.
  • D Auto-ajuda, cara-a-cara, jibóia.
  • E Co-ordenar, antigüidade, pingüim.
Assinale a alternativa correta.
  • A Em “[...] O uso da tecnologia pode ser proveitoso no estudo interativo de conteúdos, tornando-os mais atraentes [...]”, o elemento em destaque refere-se ao uso da tecnologia.
  • B No excerto “[...] fazemos muitos seminários, debates e pesquisas [...]”, o sujeito composto está posposto ao verbo.
  • C Em “[...] Para ela, a escola está atrasada [...]”, o elemento em destaque é o predicativo para o sujeito “a escola”.
  • D Em “[...] Não adianta ser diferente em casa [...]”, o elemento em destaque é um objeto indireto.
  • E Em “[...] bloqueia o acesso às redes sociais [...]”, o elemento em destaque é um objeto indireto.