Prova do - IFG (2010) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Nos quadrinhos acima, a interação dos elementos verbais e não verbais permite:

  • A A economia de linguagem e a limitação de sentidos a serem percebidos no texto.
  • B O aproveitamento da sequência narrativa para criar expectativas quanto ao desfecho da história.
  • C A ausência de uma voz narradora que indique os acontecimentos e as reflexões dos personagens.
  • D Uma leitura literal das imagens, com a associação simples entre o texto escrito e as expressões faciais.
  • E O uso de recursos sonoros que explicam o comportamento do personagem.
TEXTO 1 Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas (QUINO.Toda Mafalda. 6.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993.p.82.)
Tendo em vista os significados implícitos na tira, assinale a afirmação incorreta.
  • A Ao referir-se ao mesmo tempo à infância e à guerra, o cartunista chama atenção para o fato de que as crianças não são imunes à influência de complexas conjunturas sociais e políticas.
  • B Ao representar uma brincadeira infantil com a guerra nuclear, o texto sugere que as crianças devem conviver com armas durante a infância.
  • C O mundo moderno avança rápido, condicionando as pessoas a usar táticas e estratégias cada vez mais abruptas.
  • D No universo infantil, o imaginário distingue-se pouco da realidade, o que permite à tirinha explorar, pela comicidade, a tragédia da guerra nuclear em uma brincadeira.
  • E A narrativa traz à tona a irracionalidade de uma guerra nuclear, que destrói a continuidade de qualquer forma de existência.

A presença de um tubarão prestes a devorar o personagem, no último quadrinho:

  • A Indica a responsabilidade do homem em relação às questões ambientais no planeta.
  • B Inverte os papéis de predador e presa ocupados pelo homem e pelo tubarão.
  • C Causa espanto pela impossibilidade de tal animal viver entre os humanos.
  • D Revela o absurdo do homem se submeter a tantos perigos em sua vida.
  • E É metáfora das dificuldades vividas pelo homem e que devem ser encaradas de frente.

O tema básico do texto, em torno do qual o autor organiza seus argumentos, pode ser expresso pelas seguintes proposições, exceto uma. Assinale-a.

  • A O discurso da modernização propõe a qualificação para a polivalência, mas o que de fato é exigido é o exercício de várias funções repetitivas.
  • B Um dos mais tentadores mitos do século XXI é o de que a evolução tecnológica vai garantir nossa realização pessoal e crescimento profissional.
  • C Pode-se depreender que, para a maioria da população, os avanços tecnológicos têm servido majoritariamente para subordinar as pessoas ao processo de produção.
  • D As características atuais do setor produtivo levam à ampliação de atividades que abrangem a valorização da cultura do trabalho e a mobilização política dos trabalhadores.
  • E Os discursos em torno de um novo perfil do trabalhador colocam a polivalência e a flexibilidade como elementos para uma qualificação profissional adequada.

Quanto à construção de sentidos, podemos afirmar que, no poema:

  • A Fala-se de um encontro que se realiza entre o poeta e o homem comum, quando eles rompem com as obrigações do cotidiano para viver um dia de inteira liberdade.
  • B O uso de imagens da natureza descaracteriza a necessidade do homem mobilizar-se contra a exploração do latifúndio.
  • C A voz do eu-lírico, ao dizer de si, pretende identificar-se com o homem comum, a fim de motivá-lo para a união e para a luta por um mundo melhor.
  • D Propõe-se o sonho como uma saída face à realidade esmagadora que obriga o homem a preocupar-se apenas com questões relativas à sobrevivência.
  • E Sugere-se, pela imagem do homem comum, a ideia de conformidade ao estado de coisas pela precariedade de sua condição social.